NESTE DIA…, 25 de JANEIRO de 1882, nasceu VIRGINIA WOOLF

Neste dia... - João - II

 

Virgínia Woolf em 1927. Obrigado à Wikipedia
Virgínia Woolf em 1927.
Obrigado à Wikipedia

 

Adeline Virginia Stephen nasceu em Kensington, um bairro elegante de Londres. Era filha de Leslie Stephen, um distinto homem de letras, de carácter dominador. Com os irmãos e um grupo de amigos formou um grupo para convívio e discussão intelectual, que incluía desde o crítico de arte Roger Fry, até ao economista John Maynard Keynes, e que marcou uma era na vida cultural britânica. Instalaram-se em Bloomsbury, outro bairro de Londres, de vida mais igualitária. Em 1912 casou com Leonard Woolf, crítico e escritor, e em conjunto com ele formou a editora Hogarth Press, onde seriam publicadas muitas das suas obras, assim como as de outros autores. Para além de uma escritora extremamente prolífica, que aos 18 anos já colaborava no Times Literary Supplement, foi professora de literatura e história.

Dotada de uma sensibilidade extraordinária, muito preocupada com a situação da mulher na sociedade, e com o relacionamento humano em geral, deixou uma obra considerada impar na literatura de língua inglesa e mundial. É geralmente considerada como um dos expoentes do modernismo, com o interesse que pôs em descrever as diferenças de vivências na sociedade, e a utilização de métodos narrativos que permitissem fazer ressaltar essas diferenças e as alterações na vida em geral. A sua obra mais famosa será Mrs. Dalloway (1925), em que procura fazer ressaltar o paralelismo entre duas vidas muito diferentes, de uma dona de casa e de um traumatizado pela guerra. Em Orlando (1928) cria um personagem que conhece várias reencarnações, e assim faz uma análise das ideias e das formas literárias ao longo dos séculos.

Virginia Woolf suicidou-se em 28 de Março de 1941, afectada pelos dramas da sua vida pessoal, e pela situação resultante da Segunda Guerra Mundial. Propomos a consulta dos links abaixo, para completar esta breve resenha da sua vida e obra.

 

http://modernism.research.yale.edu/wiki/index.php/Virginia_Woolf

http://aviagemdosargonautas.net/2012/08/03/la-muerte-de-virginia-de-leonard-woolf-por-moises-cayetano-rosado/

http://aviagemdosargonautas.net/2013/04/01/una-nova-manera-de-narrar-i-una-nova-manera-etica-por-josep-a-vidal/

 

 

Leave a Reply