NA TORRE DO TOMBO, FILME “O SILÊNCIO”, DIA 30 DE JANEIRO, ÀS 17:00H

No âmbito da exposição ENTRE MARGENS: 150 ANOS DO  TRATADO DE LIMITES  PORTUGAL – ESPANHA (1864),  na sala de conferências do edifício da  Torre do Tombo, no dia 30 de janeiro, pelas 17h00, será projetado o filme O SILÊNCIO, de António Loja Neves e José Manuel Alves Pereira. Estarão presentes na sessão o realizador António Loja Neves e Paula Godinho, investigadora do Instituto de História Contemporânea da UNL.OSILENCIO

O filme recolhe o depoimento das pessoas da aldeia de Cambedo da Raia, no concelho de Chaves, encostada à Galiza. Nela, depois do golpe franquista em 18 de Julho de 1936, a aldeia foi cercada pela Guardia Civil, pelo Exército português, pela PIDE e pela GNR, foi atingida com vários tiros de morteiro no dia 21 de Dezembro. A aldeia vai perder por mais de um ano 18 dos seus habitantes, presos no Porto preventivamente, até ao julgamento, que teve lugar em Dezembro de 1947.

Arlindo Espírito Santo, que viu grande parte da sua família ser presa em Dezembro de 1946, conta por que passou quando tinha 16 anos. O assunto permaneceu interdito.

Em Dezembro de 2006, numa acção cívica levada a cabo por um conjunto de intelectuais galegos, resgatou-se a memória da solidariedade raiana e com ela a auto-estima local. Foi então aposta uma placa no centro da aldeia: “En lembranza do voso sufrimento (1946-1996)”.

 

Leave a Reply