UMAR – ADIAMENTO para 14 de Fevereiro do Workshop «INTERPRETAR PESSOAS, PERCURSOS E DISCURSOS NA ABORDAGEM BIOGRÁFICA», a decorrer no CCIF/UMAR

logo - II

ADIAMENTO: Por motivos alheios ao Centro de Cultura e Intervenção Feminista CCIF/UMAR e que se prendem com a saúde da formadora, Prof.ª Idalina Conde, o workshop de 6 horas «INTERPRETAR PESSOAS, PERCURSOS E DISCURSOS NA ABORDAGEM BIOGRÁFICA» previsto para dia 7 de Fevereiro, foi ADIADO uma semana para Sábado, dia 14 de FEVEREIRO no mesmo horário, ou seja, entre as 10h30 e as 18h00.

Mais uma oportunidade para inscrição nesta iniciativa no decurso da próxima semana!

Interpretar - II

Formadora: Idalina Conde, Prof.ª no ISCTE-IUL Instituto Universitário de Lisboa e investigadora do CIES – Centro de Investigação e Estudos de Sociologia. Tem um longo currículo nas áreas da sociologia da arte e da cultura, com publicações sobre a abordagem biográfica e biografias de artistas. Leciona sobre abordagens biográficas no ISCTE IUL. Perfil em https://iscte-iul.academia.edu/idalinaconde

APRESENTAÇÃO:
“O que significa interpretar e como se exerce na abordagem biográfica, por sua vez com variantes? A interpretação parece tema menos habitual que o das metodologias sobre modos de recolha de informação, de solicitar testemunhos, da interlocução, bem como sobre o tipo de acervos documentais e iconográficos. Porém, a interpretação é o cerne; desafio substantivo, conceptual e analítico, que se coloca no processo da escuta à escrita. Implica a problemática do sentido e a relação com teorias que produz inteligibilidade e reflexividade sobre pessoas e vidas, pessoais ou colectivas.
O workshop reflecte sobre essa interpretação, a bem dizer plural nas diferentes tradições biográficas, de literária à das ciências sociais. Esclarece processos e modos de interpretar percursos e discursos, introduzindo também à grounded theory (…)”.

PROGRAMA DO WORKSHOP:

  1. ENQUADRAMENTO

– Interpretação, para a compreensão e explicação;
– Interpretar pessoas: agência, memória, subjetividade e reflexividade;
– A interpretação como elucidação, descoberta, inferência e concetualização;
– A relação com teorias na abordagem grand/grounded de vidas.

  1. APLICAÇÕES

    – Modos de interpretar na abordagem biográfica:

Percursos: inscrições contextuais, matrizes e tipologias;

Discursos: estrutura, floração e dimensões da narrativa;
– Ilustrações com pesquisas e casos.

​Saudações feministas.​

https://pt-pt.facebook.com/UMARfeminismos
http://www.umarfeminismos.org/

FICHA DE INSCRIÇÃO

Interpretar - ficha de inscrição

Leave a Reply