NOS 65 ANOS DO APELO DE ESTOCOLMO É OPORTUNO CONHECER A REALIDADE NUCLEAR DE ISRAEL
Apelo de Estocolmo
-
Exigimos a interdição absoluta da arma atómica, arma de terror e de extermínio em massa de populações.
-
Exigimos o estabelecimento de um vigoroso controlo internacional para a aplicação dessa medida de interdição.
-
Consideramos que o governo que primeiro utilizar a arma atómica, não importa contra que país, cometerá um crime contra a humanidade e será tratado como criminoso de guerra.
-
Pedimos a todos os homens de boa vontade no mundo inteiro que assinem este apelo.
Este texto, simples na forma mas rico de conteúdo, foi tornado público em Março de 1950, no rescaldo da Segunda Grande Guerra e perante a potencial ameaça de um conflito nuclear generalizado.
Hoje, 65 anos volvidos, o espectro da agressão nuclear não está afastado. O CPPC – Conselho Português para a Paz e Cooperação – recorda-o numa declaração a que o MPPM aderiu e que convidamos a assinar aqui:
http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT76455
Quando se analisa a situação no Médio Oriente, os meios de comunicação internacionais dedicam um especial carinho à possibilidade de o Irão vir a ter potencial nuclear. No entanto, é muito pouco conhecido o poder nuclear real de Israel, país que, note-se, se recusou a assinar o Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares.
Para conhecer melhor a realidade nuclear de Israel, pode ler a Folha Informativa nº 3 do MPPM:
ou, para uma informação mais completa, este artigo de Frederico Gama Carvalho:
—
MPPM – MOVIMENTO PELOS DIREITOS DO POVO PALESTINO E PELA PAZ NO MÉDIO ORIENTE
Presidente da Assembleia Geral | Carlos Araújo Sequeira
Presidente da Direcção Nacional | Maria do Céu Guerra
Vice-Presidentes | Carlos Almeida, Carlos Carvalho, Frei Bento Domingues
Secretário para as Relações Internacionais | Silas Cerqueira
Presidente do Conselho Fiscal | Frederico da Gama Carvalho
Rua Silva Carvalho, 184 – 1º Dtº | 1250-258 Lisboa | Portugal | Tel. 213 889 076 | NIPC: 508267030
mppm.palestina@gmail.com | www.mppm-palestina.org | www.facebook.com/MPPM.Movimento.Palestina