CASA DA ACHADA – CENTRO MÁRIO DIONÍSIO – QUEM QUER TUDO QUER POR FORÇA TER CANUDO pelo GRUPO DE TEATRO DA ACHADA, PELAS SOMBRAS – LOURDES CASTRO, RODAGEM DE SOMBRAS, A PALETA E O MUNDO,

27 a 30 de Março de 2015

O Grupo de Teatro Comunitário da Casa da Achada apresenta a leitura quase encenada de «Quem quer tudo quer por força ter canudo» de Renato Roque.

O Grupo de Teatro Comunitário da Casa da Achada propõe, para o ciclo «A luz da sombra», a projecção do filme Lourdes de Castro – Pelas sombras de Catarina Mourão, com a presença da realizadora.

«”Vem ver a pintura que estou a fazer. Um bocado grande, não cabe em museu nenhum. E tão pequena, tão pequenina que todos que passam por aqui nem dão por isso. Uma tela com forma esquisita. O que vale é que não é preciso esticá-la. Por si só, ela está sempre pronta a receber pinceladas, ventos, estações, chuva, sol….” Quando eu tinha catorze anos levaram-me a ver um teatro de sombras. Chamava-se Linha do Horizonte e revelava o dia-a-dia de uma mulher, através de sombras projectadas num lençol branco. Essa experiência marcou-me profundamente. Lourdes Castro ficou conhecida como a artista que se ocupa de sombras. Passados vinte anos fui à Madeira conhecer a mulher por detrás daquela sombra. O que “ocupa” hoje Lourdes Castro?»

A partir de um excerto do conto «A figura de proa», de Mário Dionísio, fizemos um pequeno filme ao qual chamámos Solveira e umbral.Desde Fevereiro estivemos a criar, fotografar e filmar sombras, fizemos uma paisagem sonora. No próximo domingo, vamos mostrar e discutiro nosso filme-sombra. 18h30 – Leitura comentada, com projecção de imagens, do 10º capítulo, «Visita à oficina» de A Paleta e o Mundo de Mário Dionísio por Manuel Nunes.21h30 – Projecção de Acentuado arrefecimento nocturno (2013, 19 min.) de Saguenail e de Quaresma (2003, 95 min.) de José Álvaro Morais. Quem apresenta é Acácio de Almeida.

HÁ TAMBÉM MAIS COISAS PARA VER E LER DURANTE O HORÁRIO DE ABERTURA (2ª, 5ª e 6ª das 15h às 20h, sábados e domingos das 11h às 18h, excepto 25 de Dezembro e 1 de Janeiro):

  • EXPOSIÇÃO «10 ARTISTAS DE QUE MÁRIO DIONÍSIO FALOU»
    Exposição que reúne obras de 10 artistas sobre os quais Mário Dionísio escreveu em livros, prefácios, álbuns, catálogos, artigos: Cândido Portinari, Júlio Pomar, Júlio, Manuel Ribeiro de Pavia, Carlos de Oliveira, Abel Salazar, Júlio Resende, Manuel Filipe, Vieira da Silva e José Júlio.
  • BIBLIOTECA E MEDIATECA DA ACHADA
    A Biblioteca da Achada tem secções de Literatura, Arte, Cinema, Teatro, História, Ciência, Literatura Infanto-Juvenil, etc… Pode-se ler no local ou requisitar livros.
    Na Mediateca da Achada estão disponíveis os filmes que temos vindo a projectar nos nossos ciclos de cinema.
    O catálogo da Biblioteca e Mediateca está disponível na internet, aqui.
    Há também outros pólos da Biblioteca aqui no bairro. Já podem visitar e ler livros no pólo do restaurante Alcaide, na Rua de São Cristóvão, e no pólo do Posto de Atendimento de São Nicolau da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, na Rua da Prata.

EM QUALQUER DIA, COM MARCAÇÃO, É POSSÍVEL CONSULTAR:

  • CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO
    Constituído pelo arquivo de Mário Dionísio e pela sua biblioteca e de Maria Letícia Clemente da Silva (mais de 6000 volumes e mais de 200 publicações periódicas).
    O catálogo pode ser consultado na internet, aqui.

QUEM QUER EXPERIMENTAR TEATRAR?

  • GRUPO DE TEATRO DA ACHADA
    Quem quer experimentar usar a voz e o corpo para dizer coisas com ou sem palavras? O grupo, com F. Pedro Oliveira, ensaia habitualmente todas as terças-feiras às 21h. É só aparecer e participar.

QUEM QUISER E PUDER AJUDAR A CASA DA ACHADA:

 10 artistas

Leave a Reply