LIVRO & LIVROS – BERTOLT BRECHT DIRIGE-SE ÀS CRIANÇAS CONTANDO O SOFRIMENTO A QUE ASSISTIU: “A CRUZADA DAS CRIANÇAS” por Clara Castilho

livrolivros22O homem pode ser multifacetado. Pode escrever peças de teatro, pensar no tempo em que vive e como ser interveniente. Poder ser poeta. E pode conseguir escrever para crianças.

Falemos de BertolT Brecht, que se enquadra nesta ideia. Nascido na Alemanha, em 1898, será um dos mais importantes escritores do século 20.

brecht

Em forma de poema,  Bertolt Brecht fala no livro “A cruzada das crianças” sobre um grupo de crianças que vagueia pela Europa depois da 2.ª Guerra. É  ilustrado por Carme Solé Vendrell. O poema foi escrito durante os anos de exílio.

No Brasil o livro foi editado pela “ Pulo do Gato” com o nome de  “A Cruzada das Crianças”.

É um  comovente poema narrativo, em que Bertolt Brecht, conta a história da árdua peregrinação de um grupo de crianças órfãs que foge dos horrores provocados pela Segunda Guerra Mundial e que, juntas, enfrentam toda a sorte de dificuldades em busca de um lugar seguro onde refugiar-se. Sem dúvida inspirado nas milhares de crianças que, em 1212, avançaram numa marcha militar liderada por um rapaz de 11 anos.

No poema, as crianças não perdem a esperança, são pequenos peregrinos que lutam contra a fome, o frio, a miséria e o desamparo.

Leave a Reply