RELATÓRIO DA UNICEF SOBRE A SITUAÇÃO DAS CRIANÇAS EM MOÇAMBIQUE NO ANO DE 2014 –I por clara castilho

Na sua introdução, diz-nos Koenraad Vanormelingen, representante da UNICEF Moçambique:

“O relatório Situação das Crianças em Moçambique 2014 tem como objectivo analisar, de uma forma objectiva, a actual situação das mais de 12 milhões de crianças no país, assim como o progresso alcançado na realização de seus direitos ao longo dos últimos anos.

 pic01

A abordagem utilizada examina os indicadores básicos relacionados ao bem-estar das crianças, as tendências, os determinantes directos e indirectos dos avanços, os padrões de disparidades, bem como os principais desafios para que todas as crianças gozem de todos os seus direitos.

 […] Através de uma colaboração entre o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e o Fundo das Nações Unidas para a Infância, este relatório traz uma oportunidade para reflexão de como esses contextos tiveram impacto na vida das crianças. O estudo aponta que no decurso da última década, a situação das crianças em Moçambique avançou significativamente: mais crianças estão a sobreviver, a ter seu nascimento registado, a ter acesso a fontes de água e saneamento adequado, a ingressar na escola primária e a ter acesso ao sistema de protecção social. No entanto, há ainda muito por se fazer. A desnutrição crónica ainda afecta uma percentagem muito elevada de crianças, muitas mulheres ainda morrem ao dar à luz, metade das raparigas ainda casam antes dos 18 anos, e metade das crianças que iniciam o ensino primário não o completam.

 Os avanços da última década são encorajadores e criaram bases sólidas para maior progresso. O contínuo investimento no capital humano é essencial para um desenvolvimento equitativo e sustentável e para a redução da pobreza, e isso começa com o investimento nas crianças. O potencial para avanços mais consistentes e rápidos nos anos por vir deve ser explorado, e este relatório almeja ser não apenas um documento de referência, mas um instrumento de advocacia, uma plataforma ao redor da qual todos aqueles que trabalham para um Moçambique desenvolvido para todos os seus cidadãos possam articular sua visão, sua estratégia e suas políticas”.

 http://sitan.unicef.org.mz/sumario.html

Leave a Reply