LIVRO & LIVROS – Manuel Pedroso Marques dá voz aos exilados em ensaio

livrolivros22

Imagem1Os Exilados – Não Esquecem Nada Mas Falam Pouco é o novo livro de Manuel Pedroso Marques, que une ensaio e memórias. O lançamento decorre no próximo dia 14 de Abril, terça-feira, pelas 18:30 horas, no Restaurante do El Corte Inglés de Lisboa. A obra será apresentada por Manuel Villaverde Cabral, cientista social e antigo exilado político.

 Os protagonistas desta obra são exilados, deportados, banidos, torturados, refugiados e comuns emigrantes, portugueses, brasileiros, espanhóis, do exílio judeu, do galego e de outros, em diferentes épocas e circunstâncias. Sem esquecer os exilados portugueses depois do 25 de Abril e da Descolonização. No caso de Portugal, salienta-se o quadro estratégico e político responsável pelo elevado número de emigrantes, exilados e estrangeirados, ao longo da nossa história. Também o Brasil e os exilados brasileiros em Portugal merecem especial referência. Não se mitificam sacrifícios nem valentias. Mas denunciam-se os crimes, as contradições e «o ridículo de muitos ditadores: viveram transidos de medo!»

Manuel Pedroso Marques é coronel do Exército e esteve exilado 12 anos. Participou na acção designada por «Movimento de Beja». Julgado à revelia, condenado, esteve quase três anos em asilo político na Embaixada do Brasil. Saiu clandestinamente do país; pediu asilo político em França; conseguiu um salvo-conduto para o Brasil, de onde regressou após o 25 de Abril. Era membro da Acção Socialista Portuguesa, que deu origem ao actual Partido Socialista. Em França, trabalhou no Centre de Formation des Journalistes. No Brasil, trabalhou em gestão, em redacção e foi responsável por chancelas editoriais. Reintegrado no Exército, foi instrutor das aulas de gestão e estratégia a capitães e assessor militar do primeiro-ministro, além de outras funções. Foi presidente da RTP, da Agência Lusa e de outras empresas editoriais, de publicidade e imobiliárias. Escreveu artigos de opinião, sobre temas políticos. Publicou: Relações de Poder na Empresa, Publicações Europa-América, 1980; O Jogo Estratégico na Gestão, Difel, 1996; Tempos Difíceis, Decisões Urgentes, Bnomics, 2010.

1 Comment

Leave a Reply