NESTE DIA…,  16 de ABRIL de 1921 nasceu Peter Ustinov

Neste dia... - João - II

800px-Sir_Peter_Ustinov_Allan_Warren
Peter Ustinov em 1986

Peter Alexander von Ustinow nasceu em Londres. O pai tinha ascendência russa, alemã e de outras nacionalidades, e foi um jornalista de mérito reconhecido.  Os antepassados da mãe, uma pintora de talento,  também eram de origens variadas. No colégio começou a interessar-se por teatro, primeiro tentando escrever peças, depois como actor. Frequentou a London School of Theatre, e aos 17 anos iniciou a sua carreira no Players’ Theatre, intervindo em dois sketches humorísticos, com reconhecido sucesso. Foi o início de uma carreira de 64 anos de representação, que incluiu a participação em mais de 70 filmes. Adoptou por essa altura o nome de Peter Ustinov. Esteve como soldado na Segunda Guerra Mundial, tendo sido ordenança de David Niven e participado em filmes de propaganda. O seu primeiro papel importante no cinema foi em The Goose Steps Out (1942).

Depois da Guerra Peter Ustinov começou a escrever numa escala, conseguindo ter êxito com The Love of Four Colonels (1951) e sobretudo Romanoff and Juliet (1956). Como actor no cinema, Quo Vadis (1951) e We’re No Angels (1955), este com Humphrey Bogart e Aldo Ray, foram grandes êxitos, e ganhou dois óscares para o melhor actor secundário em Spartacus (1960) e Topkapi (1964), para além de outros prémios. Fez programas de rádio para a BBC, onde pôde dar largas aos seus dotes de humorista, e dirigiu várias óperas, incluindo A Flauta Mágica, de Mozart. Como escritor, deixou mais de trinta títulos publicados. Na última fase da sua vida colaborou intensamente com a UNICEF, e de 1991 até à sua morte foi presidente da organização não governamental WFM – World Federalist Movement (ver último link abaixo).

Peter Ustinov morreu numa clínica, no cantão de Vaud, na Suíça, onde residia, com um problema cardíaco, em 28 de Março de 2004.

 

http://news.bbc.co.uk/2/hi/entertainment/1260975.stm

http://www.britannica.com/EBchecked/topic/620440/Sir-Peter-Ustinov

http://www.theguardian.com/media/2004/mar/30/broadcasting.artsobituaries

http://www.wfm-igp.org/

Leave a Reply