NA CASA DA MÚSICA, PORTO, TRÊS PROGRAMAS DIA 18 DE ABRIL

Dia 18 de Abril, três programas na Casa da Música, no Porto.

Às 16 H, Apresentação de CD do grupo Machina Lírica Duo

 António Chagas Rosa apresentação

Monika Streitová flauta

Pedro Rodrigues guitarra18.4 cm

 P. OliveiraBurning silver para flauta, guitarra e sons electroacústicos

  1. SoveralHeart para flauta baixo e guitarra

 A estreia do Machina Lírica Duo decorreu no prestigiado festival Musica Vivaem 2010, onde recebeu de imediato excelentes críticas tanto do público como da imprensa especializada: “Destaquem-se ainda os espectaculares intérpretes Monika Streitová (flauta) e Pedro Rodrigues (guitarra), que mostraram que a música contemporânea tem hoje em Portugal soberbos intérpretes à disposição.” (Pedro Boléo, Jornal Público).

O nome do grupo foi inspirado num poema de delicada beleza bizarra do poeta pós-surrealista português, Helbert Hélder. A combinação incomum das duas palavras reflecte a natureza intrínseca do ideal estético do grupo – o músico como uma máquina com alma e espírito – e marca o padrão para a rigorosa escolha do repertório. O objetivo principal deste projeto de gravação foi a edição do CD composto das peças – estreias mundiais, dedicadas especialmente ao este ensemble. Os compositores convidados são João Pedro Oliveira, Carlos Caires, Isabel Soveral, Jose Luís Ferreira, Michal Rataj, Evgueny Zoudilkine, Petra Bachrata e Sara Carvalho. O repertório é muito inovador e algumas das peças envolvem também meios eletroacústicos. O novo CD do Machina Lírica Duo é composto por estreias mundiais, criadas especialmente para este ensemble. Os compositores convidados são João Pedro Oliveira, Carlos Caires, Isabel Soveral, Jose Luís Ferreira, Michal Rataj, Evgueny Zoudilkine, Petra Bachrata e Sara Carvalho.

Na sala Laranja, às 18 H, A MÚSICA TOMA CONTA DE MIM:

Sara Pinheiro Vera Ferreira formadoras

 Connosco as crianças ficam bem entregues. Enquanto os pais assistem ao concerto na Sala Suggia, aos sábados ou domingos ao final da tarde, os filhos participam em actividades lúdicas de descoberta e criação musical. Com conteúdos temáticos que vão sempre ao encontro da audição do dia, estes workshops, reservados a crianças dos 3 aos 10 anos, deixam compor um bom programa familiar, com a música a cuidar tranquilamente de todos. Esta nossa proposta resulta de um protocolo com a Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto.

 Na sala Suggia, às 18 h, Ciclo Piano EDP, com INGOLF WUNDER

 Ingolf Wunder piano

Programa:

Ludwig van Beethoven Variações Heróica, op.35

Fryderyk Chopin Nocturno em Mi bemol maior, op.55 nº 2

Fryderyk Chopin Nocturno em Si maior, op.62 nº 1

Fryderyk Chopin Allegro de Concerto em Lá maior, op.46

Fryderyk Chopin Andante spianato et Grande polonaise brillante, op.22

Franz Liszt Soneto 104 do Petrarca

Franz Liszt Hexameron

O pianista austríaco Ingolf Wunder é um dos mais recentes artistas exclusivos da Deutsche Grammophon, editora para a qual gravou três CDs desde 2011. O seu palmarés internacional inclui prémios nos concursos Chopin de Varsóvia e Franz Liszt de Budapeste.

No seu primeiro recital a solo na Casa da Música, Ingolf Wunder apresenta peças do Romantismo marcadas pelo pendor orquestral de Beethoven, pelo intenso lirismo de Chopin e pelo virtuosismo transcendente de Liszt. A peça Hexameron, composta sobre um tema da óperaOs Puritanosd e Bellini, foi mesmo escrita para o lendário recital onde Liszt e Thalberg disputaram o título de “melhor pianista do mundo”.

Leave a Reply