SERRALVES EM FESTA, DIAS 30 E 31 DE MAIO

No fim de semana de 30 e 31 de Maio, realiza-se a 12.ª edição do Serralves em Festa, com 40 horas consecutivas de animação.

 1504_sef_j1_11283097755363f7e25579

Mas já hoje, dia 29, às 16h00, a coreógrafa e intérprete DD Dorvillier apresenta o espectáculo de dança contemporânea A Catalogue Of Steps, no interior da Reitoria da Universidade do Porto. Trata-se de uma reformulação conceptual de todo o arquivo coreográfico reunido pela artista, entre 1990 e 2004, e transmitido a um grupo de bailarinos estrangeiros e locais, em resultado de uma prática física e coreográfica comum. Em simultâneo, a artista suíça Steffi Weismann exibe a performance Blind Portraits no exterior do edifício.

À noite, entre as 21h00 e as 22h00, o projecto Feral Choir, do lendário artista da voz humana Phil Minton, invade o Largo dos Lóios. Uma série de workshops vocais com amadores vai culminar em actuações ao vivo. Podem participar não só cantores mas qualquer pessoa que aprecie a liberdade de experimentar e o prazer da descoberta conjunta das possibilidades da voz humana.

Depois, a animação desce para a zona de intervenção do projecto Locomotiva. Às 22h00, as imediações da Estação de São Bento recebem Steffi Weismann, com LapStrap. Meia hora depois, ali ao lado, na Avenida Dom Afonso Henriques (junto à Metamorfose), podem assistir à performance A String Section, da companhia britânica Reckless Sleepers. Neste espectáculo perturbador e insólito, coreografado e interpretado por Len Dewilde, cinco mulheres vestidas de negro e de serrotes em punho vão destruir gradualmente cinco cadeiras de madeira.

A PortoLazer é assim uma das várias entidades culturais, sociais, educativas e artísticas da cidade do Porto e do país com quem o Serralves em Festa estabeleceu uma parceria. O evento acolhe a participação da comunidade local e nacional, mas também de artistas vindos de todo o mundo. É um dos maiores eventos da cultura contemporânea em Portugal e recebe todos os anos dezenas de milhares de visitantes. O tema da edição deste ano é Um entre Muitos.

 

 

Leave a Reply