MUSIBÉRIA – CENTRO INTERNACIONAL DE MÚSICAS E DANÇAS DO MUNDO IBÉRICO EM SERPA por clara castilho

O Musibéria define-se como um espaço de música e dança, aliando tradições e expressões culturais associadas ao cante Alentejano com as novas tendências das Musicas do Mundo, mais concretamente com as musicas de ascendência luso-espanhola.   É um centro de formação, investigação e divulgação das músicas e danças dos países de cultura Luso-Espanhola.  O centro acolhe cursos de curta duração, simpósios e semestres académicos, oferecendo formação em música e dança de raiz ibérica, a artistas, professores e publico em geral.

musiberia

Além de espaço para eventos e salas de aulas, o Musibéria tem também um estúdio de gravação, «sem dúvida dos melhores da Europa. Queremos agora dizer aos músicos que podem gravar aqui os seus álbuns. Eu próprio já gravei dois aqui», comenta.

Além de receber os artistas, o Musibéria recebe igualmente estudantes para frequentaram formações intensivas. Uma iniciativa que resulta da parceria com diversas instituições como a Universidade de Salamanca, a Universidade Nova de Lisboa e a Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo, no Porto. «Os alunos podem vir aqui fazer um estágio em módulos de formação específica, que depois tem um reconhecimento em créditos e enriquecimento curricular», sublinha o nosso interlocutor.

Neste momento, César Silveira é o director executivo do Centro Internacional de Músicas e Danças do Mundo – Musibéria.   Considera que este Centro deverá ser um “centro de redes de cooperação” e “um espaço ímpar”, pela “excelência das suas instalações, dos seus equipamentos e das suas propostas”. 

O Centro deve ser um espaço de encontros e de miscigenação das músicas e danças, mas também das instituições e dos artistas. Um centro de redes de cooperação alicerçadas na própria história da língua portuguesa e castelhana. O Musibéria ocupa um espaço único de diferenciação face aos modelos instituídos e invariavelmente reproduzidos ao longo do País.

 

Leave a Reply