CINEMATECA – “MARIO MONICELLI, CEM ANOS DE CINEMA” – 12 a 24 de JUNHO

cabeçalho - IV

mario monicelli - I

                                   12 a 24 de junho

 

“MARIO MONICELLI, CEM ANOS DE CINEMA”

O mês de junho dedicado
a um dos pais da Comédia à italiana
 

Na ocasião do centenário do nascimento de Mario Monicelli, a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema em colaboração com a Cinecittà Luce o Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, a Associação Il Sorpasso / Festa do Cinema Italiano e a Dante Alighieri de Porto, realiza ao longo do mês de junho uma homenagem a um dos grandes criadores da Comédia à Italiana.

 
“Monicelli representa (afirma o critico Steve Della Casa), com uma continuidade que tem algo de milagroso, a produção média italiana, que era o esqueleto de um cinema que parecia ter esgotado a própria herança, sem que novos modelos e novos módulos se afirmassem.”
 
Neste ciclo são propostos nove dos sessenta e nove filmes que Mario Monicelli realizou, entre os quais alguns grandes clássicos como I Soliti Ignoti, La Grande Guerra e L’Armata Brancaleone.
 
A convidada especial desta homenagem, Chiara Rapaccini, foi a companheira de vida e colaboradora do realizador, uma notável ilustradora que, além de apresentar ao público português alguns dos filmes programados, traz a Portugal uma série de obras gráficas inspiradas no trabalho do marido que serão expostas na Biblioteca Almeida Garrett, no Porto, a partir do dia 11 de junho.
 
Para acompanhar este evento a Festa do Cinema Italiano edita em DVD uma nova versão restaurada de um dos seus mais célebres sucessos: I Soliti Ignoti (Gangsters Falhados). Obra prima da cinematografia italiana que conta as aventuras tragicómicas de um bando de ladrões, interpretada por um elenco de luxo (Vittorio Gassman, Marcello Mastroianni, Totò e Claudia Cardinale).

 
Para mais informações:info@festadocinemaitaliano.com ou divulgacao@cinemateca.pt
apoios
Rua Barata Salgueiro, 39 LISBOA • www.cinemateca.pt

Leave a Reply