NESTE DIA… 13 DE JUNHO DE 1893, nasceu DOROTHY SAYERS

Neste dia... - João - II

220px-Dorothy_L_Sayers_1928

Dorothy Leigh Sayers nasceu em Oxford, sendo a filha única de um sacerdote anglicano. Fez estudos brilhantes, tendo-se formado em línguas modernas aos 22 anos, apesar das discriminações que na altura ainda prevaleciam sobre a atribuição de graus universitários às mulheres. Foi uma das primeiras a conseguir fazê-lo em Oxford. Estudou também literatura medieval. Iniciou entretanto a sua carreira de escritora, publicando poemas e artigos em jornais universitários. Não sendo apreciadora dos círculos académicos, que considerava muito restritivos, começou desde cedo a trabalhar em edição e publicidade. Em 1916 publicou a sua primeira obra, um livro de poesia, Op. I, a que podem ter acesso no terceiro link abaixo. Foi também dramaturga, ensaísta, professora e tradutora, sempre com mérito assinalável. Mas a fama que alcançou foi devida sobretudo aos romances policiais que escreveu, sempre com o personagem Lord Peter Wimsey como herói.

Sayers—Whose_Body,_UK_cover

O primeiro desses romances, Whose Body?, foi publicado em 1923 (ver o texto digitalizado no quarto link abaixo). Dorothy Sayers publicou um total de onze romances com Peter Wimsey a desempenhar o papel de detective, mais seis volumes de contos. De salientar que em várias das suas histórias introduziu elementos importantes da vida da sua época, como em Murder Must Advertise (1933), em que aproveitou a sua experiência de trabalho em publicidade. Este romance foi adaptado ao teatro e à televisão. Em Portugal foi publicado em 1952 na colecção Vampiro, com o número 63.

murder-must-advertise-e-o-crime-exige-propaganda

Dorothy Sayers distinguiu-se ainda pelas suas traduções de A Divina Comédia e de A Canção de Rolando. Escreveu vários ensaios abordando o problema do feminismo e sobre temas religiosos. Deixou várias peças de teatro, como The Man Born To Be King (1941) e The Emperor Constantine (1951).

Dorothy Sayers morreu de problemas circulatórios e cardíacos, na sua casa de Witham, no Essex, em 17 de Dezembro de 1957.

Vejam mais em:

http://www.mysterynet.com/sayers/

http://www.sayers.org.uk/dorothy.html

http://digital.library.upenn.edu/women/sayers/opi/dls-opi.html

http://digital.library.upenn.edu/women/sayers/body/whose-body.html

https://lechatdanstousesetats.wordpress.com/2014/04/07/os-gatos-e-o-crime-4-chats-et-polars-4-dorothy-leigh-sayers/

http://policiariodebolso.blogspot.pt/2012/06/caleidoscopio-165.html

About joaompmachado

Nome completo: João Manuel Pacheco Machado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: