CASA DA ACHADA – CENTRO MÁRIO DIONÍSIO – OFICINA de ARRANJOS, A PALETA E O MUNDO, CINEMA com OS HOMENS DO PRESIDENTE

14 e 15 de Junho de 2015

Neste mês vamos aprender a fazer trabalhos de bastidores.

Neste domingo, dia 14, das 15h30 às 17h30, com Carlos Reis vamos fazer arranjos, consertos e reparações. Se quiserem, tragam pequenos objectos e aparelhos que precisem de arranjos.

No dia 21 de Junho, vamos aprender coisas simples da jardinagem, no quintal da Casa da Achada, com Zé Pereira. Por fim, no dia 28, faremos arranjos de costura com Irene van Es.

Máximo de participantes: 10. Para todos a partir dos 6 anos.

 

Ao fim da tarde, pelas 18h30, vamos continuar a leitura de A Paleta e o Mundo de Mário Dionísio. A leitura comentada, por Lena Bragança Gil, com projecção de imagens, é do 2º capítulo, «Revolução e compromisso», da 2ª parte, «Prestigio e fim duma ilusão».

Mais tarde, às 21h30, projectamos o filme Os homens do presidente (1976, 138′) de Allan Pakula. Quem apresenta é João Rodrigues.

Para o ciclo «Bastidores – Fazeres que não se vêem» não se trata de mostrar só os bastidores de uma peça de teatro ou da rodagem de um filme, mas muitos outros bastidores da vida e do quotidiano, da arte e dos fazeres. Neste filme visitamos os bastidores da política e do jornalismo durante a investigação ao caso Watergate nos EUA. A programação completa pode ser vista aqui.

NO NOSSO HORÁRIO DE ABERTURA:
2ª, 5ª e 6ª feiras, das 15h às 20h
sábados e domingos, das 11h às 18h

  • EXPOSIÇÃO «MÁRIO DIONÍSIO – VIDA E OBRA»
    Voltamos, passados quatro anos, à exposição «Mário Dionísio – Vida e Obra», composta por 13 painéis que abordam as várias facetas da vida de Mário Dionísio – a infância e juventude, a faculdade, a escrita e a crítica artística e literária, a militância política, o ensino, a pintura -, complementados por desenhos e pinturas e por seis vitrines que reúnem uma pequena amostra de documentos e materiais biográficos pertencentes ao espólio do autor.
    Uma exposição importante para conhecer melhor a actividade de Mário Dionísio, particularmente numa altura em que a participação de muita gente na vida pública deste país e do mundo é facilmente esquecida. Servirá também como preparação para o Congresso Internacional Mário Dionísio, que se realizará em Outubro de 2016, e para o qual estão abertas inscrições até ao dia 15 de Junho de 2015.
  • BIBLIOTECA E MEDIATECA DA ACHADA
    A Biblioteca da Achada tem secções de Literatura, Arte, Cinema, Teatro, História, Ciência, Literatura Infanto-Juvenil, etc… Pode-se ler no local ou requisitar livros.
    Na Mediateca da Achada estão disponíveis os filmes que temos vindo a projectar nos nossos ciclos de cinema.
    O catálogo da Biblioteca e Mediateca está disponível na internet, aqui.
    Há também outros pólos da Biblioteca aqui no bairro. Já podem visitar e ler livros no pólo do restaurante Alcaide, na Rua de São Cristóvão, no pólo do Posto de Atendimento de São Nicolau da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, na Rua da Prata, e no Espaço AmbiJovem, no Largo dos Trigueiros.
  • LIVROS LIVRES
    No terraço da Casa da Achada. É só entrar, escolher, sentar-se um pedacinho ou a tarde inteira a folhear ou a ler. Para continuar, levar o livro começado ou a começar. E era bem bom deixar outro para o próximo que vier. Hoje mesmo ou amanhã.

EM QUALQUER DIA, COM MARCAÇÃO, É POSSÍVEL CONSULTAR:

  • CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO
    Constituído pelo arquivo de Mário Dionísio e pela sua biblioteca e de Maria Letícia Clemente da Silva (mais de 6000 volumes e mais de 200 publicações periódicas).
    O catálogo pode ser consultado na internet, aqui.

QUEM QUER EXPERIMENTAR TEATRAR?

  • GRUPO DE TEATRO DA ACHADA
    Quem quer experimentar usar a voz e o corpo para dizer coisas com ou sem palavras? O grupo, com F. Pedro Oliveira, ensaia habitualmente todas as terças-feiras às 21h. É só aparecer e participar.

QUEM QUISER E PUDER AJUDAR A CASA DA ACHADA:

 

Leave a Reply