«A música que sai de Janela parte da certeza de ser humano e da consequente vontade de exprimir essa condição, numa ode ao sonho e à jornada da vida. Tal como as águas espelham o ciclo da existência, num misto de calma e rebentação, a poesia funde-se aqui com os sons numa descoberta activa da alegria iminente na partilha de paixões e ideais. Ao abrir-se a portada, a ordem dá aso ao lego e logo se recarrega no lago, feita pluma em voo numa girândola de espaço.» Assim se apresenta o primeiro disco de João Mortágua, músico diplomado em jazz pela ESMAE e que tem estado activo numa grande diversidade de projectos.
Obras de Gruselle, Williams, Gershwin, Webber, Jones (arr.), Ponchielli, Josuweit, Caponegro, Bizet, Clark, Rimski-Korsakoff, Pendleton, E. Morales, Soglia, Swearingen e Appermont
Um programa com temas célebres do teatro musical, como I Got Rhythm de Gershwin e O Fantasma da Ópera de Lloyd Webber, a música épica de John Williams para Guerra das Estrelas, ou a suite da ópera Carmen de Bizet.