PORQUE A ACESSIBILIDADE INTELECTUAL TAMBÉM FAZ PARTE DO ACESSO CULTURAL por clara castilho

A Acesso Cultura promove a melhoria das condições de acesso – nomeadamente físico, social e intelectual – aos espaços culturais e à oferta cultural, em Portugal e no estrangeiro. É uma associação sem fins lucrativos de profissionais da cultura e de pessoas interessadas nas questões de acessibilidade.

A Acesso Cultura herda e dá seguimento ao trabalho desenvolvido pelo GAM- Grupo para a Acessibilidade nos Museus, criado em 2003 e que funcionou até 2013 como um grupo informal de trabalho. Em Junho de 2013 deu lugar à Acesso Cultura, Associação Cultural.

Através do Prémio Acesso Cultura pretende-se distinguir, divulgar e promover entidades (privadas, públicas, cooperativas, associações e outras) e projectos que se diferenciam pelo desenvolvimento de políticas exemplares e de boas práticas na promoção da melhoria das condições de acesso – nomeadamente físico, social e intelectual – aos espaços culturais e à oferta cultural, em Portugal. Pretende-se, ainda, criar exigência junto dos públicos, com vista à melhoria da acessibilidade, assumida como um todo.

14206534258668

Os prémios deste ano foi dados, no dia 17 Junho, no Museu Benfica – Cosme Damião a:

Prémio Acesso Cultura | Acessibilidade Física Parques de Sintra Monte de Lua Prémio Acesso Cultura 2015 | Acessibilidade Social Museu Carlos Machado pelo projecto “Museu Móvel”

Prémio Acesso Cultura 2015 | Acessibilidade Intelectual Associação Vo’Arte

No seu site (www.voarte.com/) , diz-nos   a associação:

“ A Vo’Arte nasceu da vontade de produzir, promover e valorizar a criação contemporânea, através do cruzamento de linguagens artísticas e do desenvolvimento de projectos nacionais e internacionais, apoiando o intercâmbio e a transdisciplinaridade na criação.

A Vo’Arte é um projecto inovador que promove o diálogo e a descentralização cultural, com vista ao estreitamento das relações entre comunidades e à formação de novos públicos.

 Com 17 anos de actividades artísticas, pedagógicas, sociais e públicas, a Vo’Arte acredita na cultura artística e continua a criar novos espectáculos, festivais, exposições, instalações, performances, filmes, seminários e propostas de programação envolvendo artistas consagrados e criadores emergentes.

Participou nas Capitais Europeias e Nacionais da Cultura Porto 2001, Coimbra 2003 e Faro 2005, nas Expos Mundiais Expo’98 e Saragoça 2008, no Euro 2004 e no Mundial de Boccia 2010, no Festival Unlimited Dance em Atenas (2015) com propostas de criação na área da dança/performance e cinema e formação.

A Vo’Arte foi distinguida com o Prémio Nacional de Inclusão 2014 na categoria Cultura Desporto e Lazer pelo trabalho desenvolvido ao nível da criação, inclusão, formação e programação cultural e artística transdisciplinar, nos últimos 17 anos. Foi a grande vencedora do Prémio Acesso Cultura na categoria Acessibilidade Intelectual 2015.” 

Leave a Reply