CASA DAS ÁFRICAS, UM INSTITUTO CULTURAL, DE FORMAÇÃO E DE ESTUDOS SOBRE SOCIEDADES AFRICANAS por clara castilho

Casa das Áfricas é um instituto de pesquisa, de formação e de promoção de actividades culturais e artísticas relacionadas ao continente africano. Seu objectivo fundamental é de contribuir para o processo de produção e ampliação de conhecimentos sobre as sociedades africanas e para o diálogo entre instituições e pesquisadores que tenham como foco de trabalho a África, nomeadamente nas regiões do oeste e do norte do continente além dos países de língua oficial portuguesa.

casa das áfricas

Instituição sem fins lucrativos, suas acções que buscam ainda criar possibilidades para que a  sociedade brasileira conheça melhor as africanas; dar visibilidade à  contribuição dos africanos para o país, produzir espaços de relações entre brasileiros e  africanos, apoiar a formação em pesquisa de estudantes africanos, dar suporte a estudantes e imigrantes residentes no Brasil; realizar projectos de desenvolvimento económico e sociocultural.

O espaço está sediado em São Paulo e conta com uma biblioteca-midiateca, disponíveis para consulta no local (com agendamento) e na Web. Seu acervo é composto por diferentes médias (como livros, DVDs e CDs) abertas à consulta pública, oferecemos material de informação referente à cultura, história, artes e questões contemporâneas de diversas regiões africanas.

A Casa das Áfricas tornou-se em 2012 uma instituição autónoma e assume a continuidade das actividades do ex-Programa Casa das Áfricas (2003-2011) da Associação Bem Comum.

Definem-se como “um grupo de pesquisadores, professores universitários, estudantes, profissionais de diversas áreas, artistas brasileiros e africanos que assume a coordenação da Casa das Áfricas em 2012”. A coordenação encontra-se sob responsabilidade de
Acácio Almeida (PUC-SP / FACAMP); Denise Dias Barros (USP); Edson Eduardo (FSB / CEUCLAR) e Saddo Ag Almouloud (PUC-SP)

Têm equipas em São Paulo; Minas Gerais; Rio de Janeiro; Ceará. Tem programa residência e estágio (2012-2014) no Mali e em Cabo Verde (Sandro Fortes da Silva Ramos).

http://www.casadasafricas.org.br/

Leave a Reply