NA CASA DA MÚSICA, PORTO, DE 13 A 17 DE JULHO, KISMIF CONFERENCE 2015

A Conference Keep It Simple, Make It Fast! (KISMIF) Crossing Borders of Underground Music Scenes irá realizar-se na cidade do Porto entre 13 e 17 de Julho de 2015. Este evento resulta do desenvolvimento do projecto de investigação Keep It Simple, Make It Fast! (PTDC/CS-SOC/118830/2010).

A submissão de resumos para o Congresso está aberta a investigadores provenientes de todas as áreas da sociologia, da antropologia, da história, da economia cultural, da geografia, do planeamento urbano, dos estudos culturais e da comunicação e disciplinas relacionadas, tais como design, ilustração, popular music, artes visuais e performativas.

Esta iniciativa perfilha o grande sucesso da primeira edição da KISMIF Conference (realizada em Julho de 2014).

DSC_0081

Mantendo o foco na música underground e nas suas possibilidades criativas para a resistência e DIY, alargamos a análise das cenas musicais considerando a interseção e o debate com outros campos culturais, artísticos e criativos (cinema e vídeo, graffiti e arte de rua; teatro e artes performativas; literatura e poesia; rádio; design gráfico, ilustração, cartoon e banda desenhada; etc.).

Assim, explorando o potencial do desenvolvimento teórico e analítico do cruzamento das cenas musicais com outras artes, pretendemos enriquecer a sua análise através do desenvolvimento da teoria social, mas também através da interpretação do seu papel dentro da modernidade tardia num momento de crise societal contemporânea.

A relação das artes e da música com as esferas sociais, culturais e políticas compõe, a nosso ver, uma plataforma de investigação bastante fecunda, assim como nos oferece a possibilidade de consolidação da emergência de um domínio de conhecimento que responda aos desafios e mudanças sociais criadas pelas novas tecnologias, e reconfigurações de identidade, género, estilo de vida, espacialidade, classe social, idade e etnia e diferença. Este domínio do conhecimento é, sem dúvida, alicerçado numa matriz fecunda de redes, fluxos e transações que carterizam os artworlds, os campos e as cenas musicais e artísticas contemporâneas – espaços de focagem por excelência desta Conference.

O estimulante programa científico da Conference será acompanhado por um programa social e cultural consubstanciado na arte e na música em ação, propiciando uma experiência singular ao nível das cenas musicais underground na cidade do Porto e no resto do mundo.

O Congresso será precedido por uma Summer School de dois dias (13 e 14 de julho de 2015) intitulada Gettin’ Underground Together!. A Summer School irá oferecer uma oportunidade aos estudantes de pós-graduação, incluindo aqueles que participem no Congresso, de discutir as suas investigações em seminários liderados por professores e investigadores de charneira no campo de investigação aqui visado.

Leave a Reply