HOMENAGEM A JORGE LUÍS BORGES por Carmen Maria Serralta

Jorge Francisco Isidoro Luis Borges Acevedo nasceu em Buenos Aires, na casa de seus avós maternos, em um frio 24 de agosto de 1899 e faleceu ao amanhecer, na hora em que “a luz risca o ar” do sábado 14 de junho de 1986, em Genebra,  cidade onde está sepultado, lugar onde sua avó uruguaia também faleceu.

jorge-luis-borges

Borges gostava de viajar. Durante sua vida, andou muito pelo mundo em várias direções. E desde cedo e sempre, percorreu do mundo as literaturas, explorando-as sem cessar.

Nesta data de celebração de seu nascimento, a homenagem expressa gratidão pelo muito que me deu, como leitora, e pelo muito que deixou por circunstâncias e conexões da vida, ao evocar em alguns contos magistrais, a realidade de uma fronteira sui-generis, a nossa: a fronteira comum do Brasil e do Uruguai.

Esses contos de Borges surgem após uma longa viagem de automóvel, realizada no verão de 1934, na qual ele acompanhava seu parente e amigo o escritor uruguaio Enrique Amorim. Embora a fronteira não seja o assunto central dessas narrativas, sua forte presença cumpre aí uma função mais do que acessória.

Valho-me de um texto de Flávio Moreira da Costa, amigo e escritor, nesta homenagem ao argentino Jorge Luis Borges, artista das letras de qualquer tempo e lugar:

Um Planeta Solitário Chamado Borges

Ele vê a vida através de suas páginas e usa um binóculo para enxergar o tempo. Depois, costuma pesá-lo numa balança, com um olho no padre Brown e outro na velha ampulheta.  Aprendeu a tocar música clássica ao piano, usando como partitura um poema de Coleridge ou um livro de Schopenhauer. Muitas vezes joga xadrez com a Morte. Mora dentro de uma biblioteca, a de Babel, em Buenos Aires, bairro de Nova Inglaterra, mas é na realidade um planeta solitário. (Claro, John Donne, nem um homem é uma ilha.) Cego com luz própria, compositor de milongas, iceberg de uma saga islandesa, o mesmo e o outro, ele é um astro distraído (1980).

Carmen Maria Serralta

    24 de agosto/2015

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: