EDITORIAL – JEREMY CORBYN TERÁ MAIS HIPÓTESES DO QUE TSIPRAS?

logo editorial

No sábado passado, 12 de Setembro, Jeremy Corbyn foi eleito líder do partido trabalhista britânico. Neste editorial já tinham sido abordadas algumas das perspectivas que a sua eventual eleição abriria (ver primeiro link abaixo). Agora, três dias depois, o facto mais saliente é o fogo aberto sobre o novo líder da oposição, pela grande comunicação social, por adversários políticos e por elementos do seu próprio partido. A maior parte dos elementos do gabinete sombra demitiram-se, e ignora-se qual vai ser a reacção da maioria dos membros do parlamento trabalhistas. Aguarda-se o discurso de Corbyn hoje à tarde  no congresso de sindicatos (Trade Union Congress) e as reacções sequentes.

Claro que as comparações entre o Reino Unido, a Grécia e outros países serão sempre muito limitadas, dadas as reais diferenças entre os países. Contudo não será precipitado considerar que os partidos de esquerda (tradicionalmente considerados como de esquerda), após décadas de aproximação dos valores de direita, começam a ser pressionados pelas suas bases, por movimentos e organizações sociais e cidadãos para inverterem essa tendência, em diferentes países da Europa e não só. Quer por renovação interna, ou dando o lugar a novos partidos, movimentos e organizações políticas. As reacções  que estão a ocorrer no Reino Unido demonstram que há consciência dessa pressão por parte das oligarquias no poder, e do que poderá acontecer se surtir efeito.

É de notar o que se está a passar no reino espanhol, onde os líderes do  PSOE e do PODEMOS discutem entre si sobre quem está mais próximo de Corbyn e das suas ideias (ver penúltimo link abaixo). Não será ainda um pouco cedo?

Propomos que acedam a estes links:

https://aviagemdosargonautas.net/2015/08/05/editorial-a-esquerda-entre-o-extremismo-e-o-centro/

http://www.dn.pt/inicio/opiniao/interior.aspx?content_id=4778269&seccao=Viriato%20Soromenho%20Marques&tag=Opini%E3o%20-%20Em%20Foco

http://www.lemonde.fr/idees/article/2015/09/14/corbyn-le-trublion-de-la-gauche_4756699_3232.html

http://www.lemonde.fr/europe/article/2015/09/13/jeremy-corbin-nouveau-leader-du-labour-va-perturber-la-gauche-europeenne_4755530_3214.html

http://politica.elpais.com/politica/2015/09/14/actualidad/1442251685_645475.html

http://www.theguardian.com/commentisfree/2015/sep/15/jeremy-corbyn-labour-mps

About joaompmachado

Nome completo: João Manuel Pacheco Machado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: