Actividades no Hot Club de 27 a 31 de Outubro 2015

hot club imagem rubrica I

 

hot club imagem rubrica

Hot Club – Praça da Alegria 48

Dia 27 de Outubro

Andrea dos Guimarães “DESVELO”

AndreadosGuimaraesfoto

Andrea dos Guimarães – piano e voz.

A cantora, pianista, compositora e arranjadora brasileira Andrea dos Guimarães apresenta o concerto de seu primeiro CD solo “Desvelo”, álbum que transita entre a música popular, erudita e o jazz contemporâneo e traz músicas próprias, além de composições de Chico Buarque, Dorival Caymmi, Luiz Gonzaga e Björk. A ligação entre estes autores tão diferentes é feita na forma como Andrea arranja e canta: “Desvelo também significa ‘tirar o véu’, revelar cada música à minha maneira, sem analisar seus valores, sem julgamentos, apenas uma forma cuidadosa de encará-las.” De uma forma intimista e intensa, o show de voz e piano é o resultado de 20 anos de atuação como intérprete e traz arranjos com novas harmonias, andamentos e contrapontos melódicos que buscam destacar a sutileza, a expressividade e a melancolia inerentes em cada canção.

Andrea dos Guimarães é Bacharel e Mestre em Música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP/Brasil). Há 13 anos integra o grupo Conversa Ribeira, ao lado de Daniel Muller (piano e acordeon) e João Paulo Amaral (viola caipira), com o qual tem dois discos gravados e representou o Brasil em festivais no México e Portugal. Foi também componente do Garimpo Quarteto (de 2007 a 2013), grupo de música instrumental com voz, com o qual também tem um CD. Como intérprete, já se apresentou ao lado de grandes artistas como Guinga, Mônica Salmaso, Paulo Freire, Arismar do Espírito Santo, Edu Ribeiro, Paulo Braga, Sara Serpa (Portugal),  entre outros. É professora de música do Conservatório Musical Dr. Carlos de Campos (Tatuí/SP), da Escola de Música do Estado de São Paulo – EMESP Tom Jobim (S. Paulo), da Faculdade Souza Lima (S. Paulo) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Concerto a partir das 22h30 (2º set às 00h). 5 € para não sócios, entrada gratuita para para sócios.

Dia 28 de Outubro

Septeto do Hot Clube de Portugal

Septeto_HCP

Bruno Santos – guitarra e direcção musical; João Moreira – trompete; Pedro Moreira – saxofone tenor; Ricardo Toscano – saxofone alto; Rui Pedro Pity – contrabaixo; Joel Silva – bateria; Joana Machado – voz

O Septeto do Hot Clube de Portugal foi criado em 2001 e é composto por músicos de créditos firmados no panorama do Jazz português. Este grupo pretende ir ao encontro de um dos objectivos do Hot Clube, tal como foi idealizado pelo seu fundador: a divulgação do Jazz.

O 7to HCP actuou já um pouco por todo o país: AngraJazz, Fozjazz, Hot Clube, Teatro Municipal da Madeira, Luanda, Festival Jazz Valado, Festival Jazz Lagos, entre outros.

Entre 2008 e 2012, apresentou um repertório original de Bruno Santos (também director musical do septeto). Este repertório foi editado em disco em Outubro de 2009.

Em 2012 e 2013 teve como director musical Gonçalo Marques, apresentando repertório original do trompetista.

O guitarrista Bruno Santos voltou a assumir a direcção musical do grupo e apresenta repertório original editado e apresentado no Hot Clube neste concerto.

Concerto a partir das 22h30. Entrada gratuita.

Dias 29 a 31 de Outubro

“Subtractive Colors”

Subtractive_Colors_Foto

Desidério Lázaro – saxofones e composição; João Capinha – saxofones; Paulo Gaspar – clarinete; Mário Franco – contrabaixo; António Quintino – contrabaixo e baixo; Luís Candeias – bateria; Carolina Varela João Neves – voz.

“Subtractive Colors” é o lugar de intersecção entre a maturidade do trabalho de composição do líder e saxofonista Desidério Lázaro e o profissionalismo e a riqueza de interpretação de cinco músicos, que a ele se juntam, igualmente estabelecidos no panorama musical português.

Trata-se de um ensemble pouco usual, formado por 3 sopros, 2 contrabaixos e uma bateria, cujo foco composicional se centra na interação e na improvisação entre os diversos timbres presentes. Os estilos, presentes ao longo das várias composições inéditas, variam entre o jazz, a música clássica e o universo do rock.

A linguagem e a energia da banda sonora de filmes e mesmo de vídeo-jogos serviram como base inspiradora para o processo de escrita, e essa presença faz-se sentir no momento performativo da música, cuja multiplicidade de recursos possibilita a envolvência em diferentes ambientes e premonições de enredo.

Concerto a partir das 22h30 (2º set às 00h). 7,5 € para não sócios, entrada gratuita para para sócios.

 

Leave a Reply