A Faculdade de Letras da Universidade do Porto recebe, nos dias 11, 12 e 13 de Novembro de 2015, o congresso Da descolonização ao pós-colonialismo: perspetivas pluridisciplinares.
De 1947 (independência da Índia) a 1990 (autodeterminação do Zimbabwe, 1980, e da Namíbia, 1990), chegou ao fim o que era normalmente descrito como o colonialismo moderno europeu na Ásia e em África. A vaga anticolonial varreu todo o planeta ao mesmo tempo que, nos anos do pós-2ª Guerra Mundial, as mudanças sociais e económicas sentidas no mundo ocidental produziram o Estado de bem-estar social, a cultura de massas e abriram caminho a uma nova etapa da globalização. O que parecia ser o triunfo da descolonização sobre a hegemonia ocidental, com toda a sua “energia, vitalidade e optimismo”, foi rapidamente absorvido pela “distribuição de poder no sistema mundial” (Lazarus, 2004).
Eixos temáticos
Este congresso está aberto a uma discussão multidisciplinar sobre :
• Diferentes processos económicos e políticos de descolonização (casos português, francês, britânico, holandês, belga, italiano, espanhol e sul-africano), assim como diferentes dimensões da “condição pós-colonial” (Baker et al., 1995; Young, 2012), incluindo:
― Fluxos demográficos migratórios e recomposição social em contextos de conflito anti-colonial e de descolonização formal;
― A negociação de identidades nacionais em contextos pós-coloniais;
― Relações Norte-Sul, uma avaliação crítica de programas de cooperação e respectivas doutrinas de desenvolvimento;
― Usos coloniais e pós-coloniais do passado: memórias e representações dos conflitos e das transições;
― Educação, Pós-Colonialismo e Globalização;
― Descolonizações, literaturas e culturas.
Unidades de investigação associadas à organização: Instituto de História Contemporânea da FCSH/UNL (IHC/FCSH/UNL), Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE/FPCEUP), Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES).