OLHARES SOBRE A HISTÓRIA – IGREJA E MOSTEIRO DE SÃO BENTO, em OLINDA – por JORGE LÁZARO

Saltimbancos

 

Church_and_monastry_of_Saint_Benedict,_Olinda_20150715-DSC05414
Fachada da Igreja e parte do Mosteiro anexo

A Igreja e o Mosteiro de São Bento perfazem um importante complexo arquitectónico barroco situado em Olinda, Pernambuco.. É reconhecido como património nacional e, em conjunto  com grande parte do centro histórico da cidade, como património mundial pela UNESCO.

 A fundação do Mosteiro de São Bento e sua igreja anexa remontam aos primeiros tempos da colonização portuguesa no Recife. A Ordem de S. Bento veio para  Pernambuco após convite do terceiro donatário da capitania, Jorge Albuquerque Coelho para que se estabelecessem na colónia, oferecendo-lhes diversos benefícios e vantagens.

A Igreja – A construção da Igreja de S. Bento foi iniciada provavelmente em 1661 após o incêndio em 1630 do antigo complexo, pelos holandeses, e foi terminada em 1761. Da decoração interna destaca-se o magnífico altar mor, em madeira de cedro e inteiramente folheado a ouro construído entre 1783-1786, sendo um dos exemplares mais belos e significativos de talha dourada no Brasil.

O Mosteiro – Nos diversos espaços internos do mosteiro podem ser apreciadas muitas peças de alto valor artístico, como sanefas de talha dourada, gradis de jacarandá, pinturas de episódios da vida de S. Bento e retratos de velhos abades e mestres da Ordem Beneditina no país, além de rico mobiliário.

Com o tempo a Ordem  enriqueceu, contando em 1850 com 16 casas de sobrado, 24 casas térreas, outros prédios rústicos, uma fazenda, um engenho de açúcar, um sítio de lenha, além de 254 escravos.

Leave a Reply