A BARRACA – ENCONTRO IMAGINÁRIO – HÉLDER COSTA – MOLIÉRE, D. JOÃO VI e EMILIANO ZAPATA, com a SOCIEDADE CIVIL – AMANHÃ, 23 de NOVEMBRO, às 21.30.

Encontro Imaginário - 23 de Novembro de 2015

Molière, foi um dramaturgo, actor e encenador francês, considerado um dos mestres da comédia satírica.  E honrou  a profissão de comediante com um código de moralidade tendo ficado  no Índex da Universidade de Paris. Mas Luís XIV decide apoiá-lo e surge a peça  “Tartufo”,  o maior escândalo da carreira artística de Molière. Luís Farinha, historiador, falará sobre o “Tartufismo” de ontem e de hoje.

Dom João VI viveu num período tumultuado, e o seu reinado nunca conheceu paz duradoura. Obrigado a fugir de Portugal quando as tropas napoleónicas invadiram o país, foi compelido a retornar à Europa no meio de  novos conflitos. Teve um casamento infeliz com Dona Carlota Joaquina, que se transformou na sua mais acérrima inimiga, sendo a principal suspeita da morte  de D. João por envenenamento. O psiquiatra António Albuquerque assumirá o papel de um verdadeiro mártir da nossa História.

José Sá Fernandes, autarca, recordará Emiliano Zapata, um líder importante da Revolução Mexicana de 1910 contra a ditadura de Porfirio Díaz, chefiando  o Ejército Libertador del Sur.

RESERVAS: por este mail, encontros_imaginarios@googlegroups.com, Helder Costa <costhelder@gmail.com> ou 213965360

Encontro Imaginário - 23 de Novembro de 2015 - III

 

Leave a Reply