Na Fundação Calouste Gulbenkian de 27 Novembro 2015 a 28 de Março 2016 Calouste S. Gulbenkian e o Gosto Inglês

Na Gulbenkian – Galeria de Exposições Temporárias – de 27 Novembro 2015 a 28 de Março 2016  |  Das 10:00 às 18:00  |  Encerra às terças

gosto inglês

Calouste S. Gulbenkian e o Gosto Inglês

Curadoria: Luísa Sampaio, João Carvalho Dias

CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS: As imagens que constam desta galeria destinam-se exclusivamente à divulgação da exposição Calouste S. Gulbenkian e o Gosto Inglês, devendo a sua publicação ser acompanhada dos respetivos créditos fotográficos (assinalados). A Fundação Calouste Gulbenkian declina quaisquer responsabilidades pelo uso indevido destas imagens.

Calouste Sarkis Gulbenkian, nascido no Império Otomano (Üsküdar, Turquia), em 1869, cedo estabeleceu profundas relações com o Reino Unido: formado no King’s College (c.1884-1887), casa-se em Londres  (1892), cidade onde adquire uma das residências da família – 38 de Hyde Park Gardens (1898) e onde nasce a sua filha Rita (1900).
Em 1902 adquire a nacionalidade britânica, e a partir da importante praça financeira londrina promove negócios a nível global e desenvolve uma rede de contactos com negociantes e especialistas de arte, muitos dos quais serão figuras-chave no aconselhamento das suas aquisições.
A exposição possibilita uma perspetiva sobre o colecionismo de Calouste Gulbenkian, através de obras que se encontram habitualmente em reserva – pinturas, esculturas, gravuras e livros, sobretudo da sua biblioteca documental – procurando revelar um pouco mais da sua personalidade e interesses.

 

Bilheteira

Entrada gratuita ao domingo

VISITAS ORIENTADAS 

Novembro

28 sábado às 15h

Orientação: Equipa Educativa do Museu

€6 | Duração 1h30

A visita integra a exposição “Wentworth- Fitzwilliam. Uma Coleção Inglesa”, com início às 15h na Galeria de Exposições Temporárias da Sede

Leave a Reply