NO DIA 10 DE DEZEMBRO, ÀS 19H, NA LIVRARIA CULTURA – BOURBON SHOPPING COUNTRY, EM PORTO ALEGRE, BRASIL, APRESENTAÇÃO DO LIVRO “COMUNICAÇÃO, CULTURA E FRONTEIRAS”.

No próximo dia 10 de Dezembro, às 19h, na Livraria Cultura de Porto Alegre, as organizadoras do livro “Comunicação, cultura e fronteiras”, (editado pela Unijuí) professoras Vera Lúcia S. Raddatz e Karla M. Müller, estarão promovendo uma sessão de autógrafos. A obra, apresentada pelo professor Tito Carlos M. de Oliveira, é composta por mais nove textos, contribuições de pesquisadores de diversas universidades brasileiras.

2064150475

Esta obra pretende contribuir para a discussão da questão das fronteiras nacionais/internacionais, tendo como perspectiva a sua relação com a comunicação e a cultura, a partir da História, dos movimentos migratórios, do rádio, da televisão, do jornal e da mídia digital. A base é o resultado do trabalho de pesquisadores brasileiros que têm a fronteira como foco, destituindo-a de uma visão unilateral e periférica. As identidades recriam-se e se constituem dentro de uma cultura, absorvendo e ressignificando os elementos e os sentidos dela provenientes. Em espaços de fronteira nacionais, esses traços tornam-se visíveis nas práticas socioculturais dos habitantes do lugar, cujas trocas cotidianas traduzem-se pelo atravessamento das influências culturais de um e de outro, seja pela língua, pela música, pelos costumes e pelas relações do cotidiano. A mídia eletrônica, impressa e digital interpreta e se apropria dessas práticas nas suas representações sobre a fronteira, fortalecendo tais identidades e registrando as novas configurações dos fenômenos identitários, diante do processo de desterritorialização e migrações na sociedade contemporânea.

Leave a Reply