Uma floresta de 500 anos, no condado de Pyeongchang, Coreia do Sul, está sendo totalmente destruída para dar lugar a instalações que serão usadas numa competição olímpica que durará apenas quatro dias. Isto, numa altura em que Comité Olímpico Internacional quer chamar os jogos na Coreia do Sul de “Olimpíadas Verdes”.
Há centenas de anos, o lugar é considerado sagrado na Coreia do Sul e tem sido protegido por legislação. Mas para ganhar a licitação e sediar os jogos, o governo removeu a proteção. É a maior área do mundo de árvores do tipo Wangsasre, últimos habitats de quatro espécies vulneráveis: a lontra-europeia, o gato-leopardo, a marta e o esquilo-voador.
Será que os países participantes dos jogos têm coragem para fazerem pressão global e cumprir os requisitos de uma “Olimpíada Verde”?
Será possível deter o avanço da devastação e garantir que nunca mais os Jogos Olímpicos destruam as maravilhas de nosso planeta?
Se quiser tomar posição e participar numa campanha contra, pose assinar uma petição que será entregue pela Avaaz diretamente nos escritórios do Comité Olímpico:
https://secure.avaaz.org/po/save_ancient_korean_forest_loc/?bdkaGhb&v=64887
Pode obter mais informações em:
http://www.voanews.com/content/olympics-construction-scars-sacred-korean-mountain/2844122.html
http://english.hani.co.kr/arti/english_edition/e_national/679070.html
http://english.hani.co.kr/arti/english_edition/e_international/681410.html