“O PARAÍSO SÃO OS OUTROS”, DE VALTER HUGO MÃE por Clara Castilho

livrolivros22

O livro é assim apresentado:

“O amor constrói. Gostarmos de alguém, mesmo quando estamos parados durante o tempo de dormir, é como fazer prédios ou cozinhar para mesas de mil lugares.”

O paraíso são os outros é a história que nos conta uma menina que observa como são os casais. Casais de pessoas e casais de animais. Uma menina a quem o amor intriga e fascina. Ao imaginar a vida dos outros, sonha com a sua pessoa desconhecida que um dia há de amar. Pode até ser o Miguel ou não – há tanta gente maravilhosa!

image
Ao inventar a felicidade, ela já sabe tudo o que é preciso para se ser casal. Um livro que parte da inocência pueril e toca também a sabedoria dos mais crescidos.

O livro tem edição em Portugal, com ilustrações de Esgar Acelerado, e, no Brasil, com trabalho gráfico do artista brasileiro Nino Cais.

O título “O paraíso são os outros” é o oposto de uma célebre frase do filósofo Jean-Paul Sartre, que disse “O inferno são os outros”.

  Reparo desde pequena que os adultos vivem muito em casais. (…) O amor constrói. Gostarmos de alguém, mesmo quando estamos parados durante o tempo de dormir, é como fazer prédios ou cozinhas para mesas de mil lugares. Mas amar é um trabalho bom. A minha mãe diz”….] “Os casais formam-se para serem o paraíso. Ou assim devia ser. Há casais que vivem no inferno,  mas isso está errado. Pertencer a um casal tem de ser uma coisa boa. Eu, quando for adulta e encontrar quem vou amar, quero ser feliz”.  

“O paraíso são os outros” inaugura uma colecção de livros de Valter Hugo Mãe para jovens e crianças, ilustrados por diferentes artistas.  

Na edição portuguesa, o artista plástico Esgar Acelerado retrata situações quotidianas de casais, em que animais assumem formas antropomórficas: sapos, veados, cavalos, jacarés.  Na edição brasileira, “O paraíso são os outros” surge ilustrado com manipulações artísticas de fotografias antigas de casamentos.

024

Valter Hugo Mãe  nasceu em Saurimo, Angola, no ano de 1971.
Licenciou-se em Direito e é pós-graduado em Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea.
Publicou os romances: o nosso reinoo remorso de baltazar serapião, Prémio José Saramago em 2007; o apocalipse dos trabalhadoresa máquina de fazer espanhóis, Grande Prémio Portugal Telecom, categoria melhor livro do ano, e Prémio Portugal Telecom, categoria melhor romance do ano, em 2012, O Filho de Mil Homens e recentemente A Desumanização.
A sua poesia encontra-se reunida no volume contabilidade.
Escreveu diversos livros ilustrados para os mais novos, entre os quais: Quatro TesourosO Rosto e As mais belas coisas do mundo.
Valter Hugo Mãe é vocalista do grupo musical Governo (www.myspace.com/ogoverno), projeto que editou o EP Propaganda Sentimental, com cinco canções, através do selo Optimus Discos.
Escreve as crónicas Autobiografia imaginária, no Jornal de Letras, e Casa de papel, na revista de domingo do jornal Público.

Outras informações sobre o autor podem ser encontradas no Facebook (Valter Hugo Mãe – Pag. Oficial) ou emwww.valterhugomae.com

Esgar Acelerado formou-se em pintura na Escola de Belas Artes do Porto. É dono da editora LowFly Records, onde editou nomes como Bonnie Prince Billy (Will Oldham), Jad Fair, Anomoanon, Clockwork ou US Forretas Ocultos.

Assinou os argumentos das pranchas semanais de Superfuzz, no jornal BLITZ, compiladas em álbum pela Devir. Fez ilustrações, BD e design para várias publicações, entre as quais Diário de Notícias, Expresso, Diário Económico, Mondo Bizarre, BLITZ, Luke, Stripburguer, Público, Vozes, DIF, Inútil ou 365 e foi presença habitual nos Catálogos de Ilustração Portuguesa (Bedeteca de Lisboa).

Mentor da revista CRU, foi também um do criadores dos Estúdios ArtVortex, com o ilustrador Rui Ricardo. Produziu capas de discos (para editoras de vários países), cartazes e pinturas. Está representado em coleções privadas em Portugal, Nova Zelândia, Estados Unidos, Canadá, Holanda, Japão, Alemanha, Reino Unido e França. Gosta de desenhar, ver filmes a preto e branco e de ouvir discos de rock’n’roll refundido.

O paraíso são os outros – de valter hugo mãe ; Ilustração: Esgar Acelerado

Editor: Porto Editora

ISBN: 978-972-0-04700-7

Leave a Reply