MUSEU DO AUTOR AVANÇA COM O APOIO DA CÂMARA DE LISBOA por clara castilho

Informa-nos a Sociedade Portuguesa de Autores que pretende criar o Museu do Autor Português, em Lisboa, um espaço que reunirá objecto relacionados com a vida e obra dos autores nacionais de diferentes áreas, desde a música à literatura.

Fundada em 1925, a SPA representa mais de 25 mil autores portugueses.

Em declarações à agência Lusa, José Jorge Letria disse que a ideia é “colocar, musealizados neste espaço, objectos que tenham a ver e que sejam representativos da carreira, da vida e do percurso de autores muito importantes, desde a área da música à literatura, desde o audiovisual ao teatro, desde a dança até às outras disciplinas” artísticas.

5776411_GyeOf
O site da SPA informa que uma delegação da SPA teve uma audiência com o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, e com a vereadora da Cultura, Catarina Vaz Pinto, para analisar o projecto de criação do Museu do Autor Português, que foi já apreciado em fases anteriores pela autarquia da capital. A delegação era constituída por José Jorge Letria e por João Lourenço.

A delegação da SPA explicou qual deverá ser o conteúdo material do projecto museológico com documentos, obras de arte e outros objectos relacionados com a vida dos autores ao longo de décadas. O projecto inclui ainda a eventual instalação de uma biblioteca e de um centro de documentação que contribuam para para valorizar e fortalecer a memória dos autores e do seu trabalho.

Nas próximas semanas, a SPA fornecerá à Câmara de Lisboa um memorando com uma referência detalhada ao conteúdo museológico, de forma a que o município possa tomar decisões relativamente rápidas sobre o espaço a ocupar e sobre as condições técnicas e humanas de apoio.
Este irá ser o primeiro Museu do Autor criado por uma sociedade de gestão colectiva, designadamente em cooperação directa com uma grande autarquia. A SPA deixou claro que a sua interlocutora neste processo é a Câmara Municipal de Lisboa pois o museu deverá estar ao serviço da população. A SPA é depositária de um importante património de obras e documentos que deverá tornar-se acessível à população para valorizar o conceito de criatividade e de riqueza cultural.

Leave a Reply