PRÉMIO AQUILINO RIBEIRO PARA MARIA DA NAZARÉ PEIXINHO DE MATOS

livrolivros22

O “Prémio Nacional Aquilino Ribeiro” é um prémio literário, de âmbito nacional e resulta de um concurso realizado em 2015 sobre obras inéditas de ensaio em torno do universo de Aquilino Ribeiro. É uma edição do Centro de Estudos e da Região, tendo sido instituído em 2000. O valor do prémio, financiado pelo Município, através do programa “VISEU TERCEIRO”, de apoio à criação e programação cultural, é de 10 mil euros.

aquilino2016

Em sessão pública, dia 13 deste mês, foi anunciado que a vencedor era Maria da Nazaré Rodrigues Peixinho de Matos, investigadora e professora do Ensino Secundário. A concurso estiveram sete obras.

Na cerimónia, a vencedora realçou “ser uma grande honra ficar ligada ao nome deste notável homem de letras”. Maria Nazaré de Matos considerou que “o valor educativo, a celebração de uma consciência cívica e ambiental, bem como a dimensão transgressora da obra aquiliniana são desafios estimulantes”. A autora disse ainda entender ser “urgente resgatar a obra de algumas críticas que a menospreza e que considera Aquilino um escritor quase ilegível.”

56967cc41d86e

O presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, lembrou também a organização do Festival Literário de Viseu ‘Tinto no Branco’, tendo por referência Aquilino Ribeiro que  regressará em 2016”.

Ainda em 2016 o Teatro Viriato acolherá e produzirá a criação “Do Demo” de Nuno Cardoso sobre “o corpo da obra de Aquilino Ribeiro”.

 

Leave a Reply