ILUSTRARTE 2016, DE 22 DE JANEIRO A 17 DE ABRIL, NO MUSEU DE ELETRICIDADE

VII Bienal Internacional de Ilustração para a Infância

Consagrados ilustradores e novos criadores do fabuloso mundo da literatura infantil ilustrada mostram as suas obras na ILUSTRARTE – VII Bienal Internacional de Ilustração para a Infância, que decorre de 22 de Janeiro a 17 de Abril de 2016, no Museu da Electricidade. Uma exposição da qual a Fundação EDP é mecenas exclusivo.

Do Chile ao Japão, dos EUA à Austrália, da China ao Irão, mais de 1700 ilustradores de 72 países concorreram a esta edição, entre os quais a espanhola Violeta Lópiz, distinguida com o Prémio Ilustrarte 2016. Todos os trabalhos foram avaliados por um júri internacional formado por Serge Bloch (ilustrador, francês), Juanjo Oller, (editor e ilustrador, espanhol), Johanna Benz (ilustradora, alemã, vencedora da Ilustrarte 14) e Joana Astolfi (editora e designer, portuguesa).

ILUSTRATE

Comissariada por Eduardo Filipe e Ju Godinho, a exposição apresenta ainda dois núcleos temáticos: um olhar sobre a obra de Alice Vieira, uma das mais celebradas escritoras portuguesas para a infância e juventude e uma exposição monográfica sobre a obra do francês Serge Bloch, um dos grandes autores da ilustração e design internacionais contemporâneos.

Vencedora da edição de 2016

A ilustradora espanhola Violeta Lópiz vence o Prémio Ilustrarte 2016, com o livro “Amigos do Peito”, com texto de Cláudio Thebas, e editado em Portugal pela Bruaá (2014).

As originais ilustrações de Violeta Lópiz juntam-se ao texto poético de Cláudio Thebas para nos guiar ao longo de um passeio pelo bairro onde vive uma criança, cruzando praças, edifícios e amigos de cujo nome completo nunca se lembra: “Amigo não tem apelido, amigo tem endereço!” As imagens de Violeta Lópiz conseguem criar uma empatia imediata com o leitor ao revelar as ligações entre lugares, pessoas e afetos.

No blogue picturebook makers, a autora explica todo o processo de concretização do livro,  que incluiu passar uma temporada em Portugal.

O júri atribuiu ainda menções especiais à ilustradora belga Ingrid Godon, ao espanhol Jesus Cisneros e à italiana Claudia Palmarucci.

Quatro ilustradores nacionais

A lista dos ilustradores selecionados inclui os portugueses Catarina Sobral, Joana Estrela Barbosa, Teresa Lima e Daniel Moreira. O júri foi unânime ao salientar que a elevada qualidade dos trabalhos a concurso e o elevado número de participantes tornaram o processo de seleção extremamente difícil. As imagens selecionadas de 50 ilustradores formam um conjunto bastante eclético, marcado por uma grande diversidade de linguagens estéticas e técnicas.

As receitas de bilheteira revertem integralmente para a campanha de assistência humanitária UNICEF – Crianças Sírias.

ATELIERS

Uma história, muitos sítios!

Sábados 23 Janeiro, 6 e 20 Fevereiro, 5 e 19 Março, 2 e 16 Abril > 16h00

Monstros de trazer por casa »

Sábados 23 Janeiro, 6 e 20 Fevereiro, 5 e 19 Março, 2 e 16 Abril > 16h00

Hoje sinto-me…um ilustrador! »

Domingos 31 Janeiro, 28 Fevereiro e 17 Abril > 11h00

Robots, Arte e Aprendizagem »

Domingo 20 Março > 11h00

WORKSHOPS

As mãos da ilustração »

Sábado 16 Abril > 10h-13h e 14h30-17h30

Como usar o seu tablet para criar uma história »

Sábado 2 Abril > 10h00

Literatura infantil no meio digital »

Sábado, 9 de Abril, 10h00

 

 

Leave a Reply