COMPANHIA NACIONAL DE BAILADO, DOM 31 JAN ⁄ 17H00
Coreografia e Direção Faustin Linyekula
Música Pedro Carneiro
Desenho de Luz Thomas Walgrave
Interpretação Miguel Ramalho, Pedro Carneiro
No Escuro do Cinema Descalço os Sapatos*
Um filme de Cláudia Varejão
Fotografia e Realização Cláudia Varejão
Som Adriana Bolito
Produtor João Matos
Montagem e Misturas Hugo Leitão
Pós-Produção e Imagem Paulo Américo
Ordered by Companhia Nacional de Bailado and produced by Terratreme
*The film’s title is a poem by Adília Lopes, courtesy of
Adília Lopes, in Versos verdes, 1999. Dobra – Poesia Reunida 1983-2014
World Premiere
Lisbon, teatro Camões,
14th January 2015
A realizadora Cláudia Varejão e a sua assistente de som Adriana Bolito acompanharam a CNB durante 12 meses, recolhendo as imagens que fazem parte do documentário e que aqui se apresenta.
Agachadas, invisíveis num canto escuro do palco, dos estúdios ou dos camarins, de certeza que nos apanharam a todos descalços, fosse no nosso quotidiano simples e rotineiro dos ensaios ou no mais emocional e frágil dos espectáculos. Será destas imagens, guiadas por artistas e por todos que connosco trabalham que, seguramente, também rezará a história das quase quatro décadas da Companhia. Mas o início deste programa vem de Kinsangani e refestele sobre a responsabilidade artística. Como ser artista é (ou deve ser), sobretudo,
uma questão de cidadania. Trata-se de um solo para o bailarino Miguel Ramalho, criado pelo coreógrafo congolês Faustin Linyekula – Artista na Cidade 2016, em Lisboa.
Faustin Linyekula é bailarino e coreógrafo, vive e trabalha em Kisangani, no nordeste da República Democrática do Congo, antigo Zaire, antigo Congo Belga, antigo estado independente do Congo. Após estudar literatura e drama em Kisangani, viajou para Nairobi em 1993, tendo criado quatro anos mais tarde a companhia Gàara, a primeira de dança contemporânea no Quénia. De regresso ao Congo, em Junho de 2001, fundou em Kinshasa os Estúdios Kabako, um espaço dedicado à dança e teatro visual, promovendo programas de treino e apoiando a pesquisa e a criação. Em 2007 o referido espaço transferiu a sua sede para Kisangani.
Miguel Ramalho concluiu o curso de dança da Escola de Dança do Conservatório Nacional, em Julho de 2005. Em Setembro do mesmo ano integra o elenco da Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo – CPBC, sob a direcção do coreógrafo Vasco Wellenkamp. Em Setembro de 2008 ingressa na Companhia Nacional de Bailado, como bailarino corpo de baile, sob a direcção de Vasco Wellenkamp. Na CNB dançou praticamente todo o seu repertório.
Pedro Carneiro é considerado pela crítica internacional um dos mais importantes percussionistas e dos mais originais músicos da actualidade, toca, dirige, compõe e lecciona. Em 2013 foi solista com a Los Angeles Philharmonic sob a direção de Gustavo Dudamel, professor convidado do Zeltzman Festival, dirigiu no Round Top Festival, no Texas, EUA e colaborou com o realizador João Viana. Apresenta-se regularmente como solista convidado de algumas das mais prestigiadas orquestras internacionais.
Cláudia Varejão nasceu no Porto e estudou cinema no Programa de Criatividade e Criação Artística da Fundação Calouste Gulbenkian em parceria com a German Film und FernsehakademieBerlin, na Academia Internacional de Cinema de São Paulo Brasil e fotografia na AR.CO, em Lisboa. É autora da curta documental Falta-me/Wanting e, recentemente, tem dedicado o seu trabalho à ficção, dando origem à triologia de curtas metragens Fim de semana/Weekend, Um dia Frio/Cold Day e Luz da Manhã/Morning Light. Para além do seu percurso como realizadora e fotógrafa, trabalha regularmente com teatro e dança.