REVISTA DA SEMANA – NOTA

revista-semana

 

Hoje, domingo, 6 de Março, devido a doença de uma pessoa de  familia, não foi possível ao argonauta Luís Rocha apresentar a sua habitual Revista da Semana. Daqui enviamos-lhe as nossas saudações e votos de rápidas melhoras. E permitimos-nos numa rápida Nota da Semana referir os acontecimentos que nos pareceram mais relevantes nos últimos dias, em Portugal e no mundo.

NOTA DA SEMANA

Em Portugal, o acontecimento com maiores repercussões foi sem dúvida a sentença proferida por um tribunal inglês, dando razão ao banco Santander/Totta, na questão relacionada com os contratos de swap entre aquele banco e algumas empresas públicas de transporte. O grande volume dos encargos inerentes, que obviamente vão recair sobre os trabalhadores das empresas e sobre os contribuintes, é chocante. O espectáculo do passa-culpismo é confrangedor, e só por si, mesmo antes de tentar ir ao fundo da questão, chega para demonstrar a irresponsabilidade que tem reinado em Portugal, aos níveis mais elevados. O “negócio”, que obviamente está a correr muito bem para o Santander/Totta, mais ainda do que os custos financeiros, tem efeitos profundos, altamente nefastos, na capacidade dos portugueses, como uma nação, perspectivarem a saída do seu país do ciclo infernal da dívida↔subdesenvolvimento.

Outro acontecimento terá sido o início de funções da ex-ministra das Finanças e actual deputada, Maria Luís Albuquerque, numa empresa inglesa de cobrança de crédito mal-parado, a Arrow Global. Esta, entre outros clientes de monta, conta com o BANIF,  e, embora pouco conhecida do público em geral, tem grande número de litígios nos tribunais portugueses. Propomos que vão ao primeiro link abaixo.

Ao nível internacional os destaques vão para a trégua na Síria, que muitos prevêem como muito precária, e para o agravamento da questão dos refugiados, na Grécia e não só. Entretanto, no Próximo e no Médio Oriente e noutras partes do Mundo, como no mar da China, onde se agravam as disputas entre a república chinesa e Taiwan, o Japão e outros países vizinhos, estes apoiados pelos Estados Unidos (ver segundo link). Na América do Sul, destaque para a detenção do ex-presidente do Brasil Lula da Silva, no âmbito do processo Lava Jato (ver terceiro link).

Voltando ao Médio Oriente, somos de opinião de que a situação no Iémen está em agravamento acentuado, com reflexos por toda a região e mais além. A situação estratégica do país está a transformá-lo em campo de batalha de vários interesses, locais e não só. O número de vítimas é muito grande, e os refugiados afluem a outros países, inclusive sendo cada vez mais os que procuram chegar à Europa. O quarto link a que vos propomos aceder leva a um artigo escrito por alguém que não é de modo nenhum antiamericano, mas que tem uma compreensão e um conhecimento muito razoáveis do que se passa.

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/banca___financas/detalhe/quem_e_que_a_arrow_global_que_contratou_maria_luis_albuquerque.html

http://www.dailymail.co.uk/news/article-3478053/Tension-mounts-South-China-Sea-aircraft-carrier-strike-group-patrols-disputed-waters-testing-Beijing-s-nerve.html

http://epoca.globo.com/tempo/noticia/2016/03/alvo-da-lava-jato-lula-e-obrigado-depor.html

http://www.bostonglobe.com/opinion/2016/03/06/yemen-destruction-one-cost-saudi-alliance/NqkxsFjsr4ypZeWPjujisN/story.html?s_campaign=email_BG_TodaysHeadline&s_campaign=

1 Comment

Leave a Reply