CICLO DEDICADO AO DEBATE SOBRE A ARTE, A CULTURA E O CONHECIMENTO
Em 2016 as Conferências do Trindade renovam o debate sobre as práticas culturais e artísticas do ciclo de 2015, alargando-o a outras áreas do conhecimento.
MELHORAMENTO HUMANO
por ALEXANDRE QUINTANILHA 12 abril | 18h30, Salão Nobre
Há milénios que o ser humano tem explorado as mais variadas formas de melhorar a sua qualidade de vida. Todas as áreas do conhecimento contribuíram para essa melhoria. Em momentos diferentes enfatizamos as contribuições de um ou outro domínio nesse processo, mas ao nos esquecermos das contribuições complementares das ciências naturais e sociais e das humanidades, construímos narrativas pobres e desequilibradas do Mundo. Com exemplos, tentarei olhar para o passado o presente e o futuro deste tema.
Alexandre Tiedtke Quintanilha nasceu e completou o liceu Lourenço Marques (Maputo) Moçambique.Doutorou-se em física teórica na Witwatersrand University em Johannesburg, em 1972. Passou as duas décadas seguintes na Universidade da California em Berkeley e no Lawrence Berkeley National Laboratory como professor de fisiologia celular e biofísica e director do Center for Environmental Studies. Veio para o Porto como professor de biofísica no ICBAS-UP no início dos anos 90. Fundou e foi até 2010, director do IBMC e presidente do INEB. Presidiu depois ao grupo responsável pela implementação do consórcio i3S, que para além destes dois institutos, integrou também o IPATIMUP. É membro de várias academias internacionais e presidiu a vários comités da ESF, da OECD, da Comissão Europeia (Marie Curie, ELSA, membro do EURAB e do STAC) e de outras organizações internacionais de investigação. Actualmente é secretário do Conselho de Laboratórios Associados (CLA) e presidente da Comissão de Ética para a Investigação Clínica (CEIC) em Portugal. É também presidente do Conselho de Escola da ENSP-UNL e do Conselho Consultivo da Hospital Magalhães de Lemos. Foi recentemente eleito como deputado para a Assembleia da República. Tem uma vasta obra publicada de artigos e livros científicos. Os seus interesses actuais são nas áreas do stress biológico, percepção do risco e divulgação do conhecimento.
Mário Caeiro DEAMBULAÇÃO PELA ARTE (como coisa) PÚBLICA 22 março
Alexandre Quintanilha MELHORAMENTO HUMANO 12 de Abril
Gonçalo M. Tavares O CORPO E A PERFORMANCE 31 de Maio
Tiago Rodrigues DA JUNTA DE FREGUESIA À VIA LÁCTEA 5 de Julho
Bárbara Bulhosa A EDIÇÃO DE LIVROS EM PORTUGAL 20 de Setembro
Maria Filomena Molder O HOMEM QUE NÃO SE CONSEGUIA ESQUECER 22 de Novembro
Ana Pais ACTIVAR, ESCUTAR E SURFAR OU O TEATRO COMO PRÁTICA DE SENTIR 13 de Dezembro