Na Fundação Calouste Gulbenkian dia 22 de Abril 2016 às 19:00 Hagen Quartet

Na Gulbenkian – Grande Auditório – dia 22 de Abril às 19:00

Hagen Quartet

Os mais recentes herdeiros dos famosos “Paganini” de Antonio Stradivari

stradivari

HAGEN QUARTET
LUKAS HAGEN (violino)
RAINER SCHMIDT (violino)
IRIS HAGEN-JUDA (viola)
CLEMENS HAGEN (violoncelo)

Dmitri Chostakovitch
Quarteto para Cordas nº 15, em mi bemol menor, op. 144

Franz Schubert
Quarteto para Cordas nº 15, em Sol maior, D. 887

Com uma carreira de mais de três décadas, o Hagen Quartet, fundado por quatro irmãos austríacos (três dos quais se mantêm ainda na formação), beneficiou da influência de grandes nomes da cena musical, como os de Nikolaus Harnoncourt, György Kurtág, Maurizio Pollini, Mitsuko Uchida, Krystian Zimerman, Heinrich Schiff ou Jörg Widmann. Depois de arrecadar primeiros prémios em diversas competições, o quarteto foi convidado a tocar no Festival de Salzburgo, no qual participa regularmente, bem como nas celebrações da Semana de Mozart na mesma cidade.
O seu reportório é extenso e tem a particularidade de ser, desde 2013, tocado nos famosos instrumentos “Paganini” construídos por Antonio Stradivari e assim conhecidos por terem pertencido a Niccolò Paganini, virtuoso músico e compositor do século XIX. Estes instrumentos, atualmente propriedade da Nippon Music Foundation, mas que em 1946 foram adquiridos pela esposa de William Andrews Clark para que fossem tocados pelo Paganini Quartet, não podem, de acordo com a vontade da antiga proprietária expressa em testamento, ser separados.
Juntos, mas não sós, os membros do Hagen Quartet gravaram cerca de 45 álbuns em vinte anos de contrato com a editora Deutsche Grammophon External Link, acompanhados por vezes por artistas de renome, com quem também atuaram ao vivo, como os pianistas Paul Gulda e Oleg Maisenberg, do violinista Gerard Causée e do violoncelista Heinrich Schiff, entre outros. Neste concerto tocam “Quarteto para Cordas n.º 15, em mi bemol menor, op. 144” de Dmitri Chostakovitch e “Quarteto para Cordas nº 15, em Sol maior, D. 887” de Franz Schubert.

Desde 2013 que os famosos instrumentos construídos por Antonio Stradivari e vulgarmente conhecidos por «Paganini» (foram comprados e tocados pelo virtuoso Niccolò Paganini no séc. XIX) são tocados pelo Hagen Quartet. Formado em 1981 por quatro irmãos austríacos, e com uma única alteração no quarteto original, o Hagen impôs a sua marca identitária ao vencer uma série de competições de música de câmara e ao desenvolver relações próximas com o compositor György Kurtág ou com os músicos Mitsuko Uchida, Sabine Meyer e Maurizio Pollini.

Bilhetes

Plateia   18,00

Leave a Reply