“MEU TESOURO LIBERDADE”, DIA 23 DE ABRIL ÀS 21h30, NO TEATRO MERIDIONAL, EM LISBOA

Dia 23 de Abril, às 21:30, uma realização do Teatro Ibisco.

SINOPSE
Lili é da Outra Aldeia, que está em guerra.
A avó de Lili é da Nossa Aldeia e por isso Lili veio aqui parar. É o mais próximo de pátria que tem. Nunca tinha estado na Nossa Aldeia mas conhece bem a sua história, língua e cultura, porque as duas aldeias são (supostamente) irmãs.

1936288_1320560587957532_843855750828586700_n

Lili chega, fugida da guerra, à NossaAldeia onde se vive em liberdade… ou não. Mas Lili é olhada de lado por se vestir de forma diferente e andar sempre aos pulos.

Ao chegar à NossaAldeia, Lili depara-se com um povo de Marionetas que vivem alegremente nas suas rotinas, regras e preconceitos. Os Marionetas querem integrá-la mas para isso Lili tem de ser igual a eles e imitá-los. Ela tenta mas os seus movimentos são sempre mais livres e por isso é censurada. Lili desiste e é marginalizada.

Lili acaba por encontrar um grupo de descontentes que se afastaram da maioria e que dizem “não quero isto para a minha vida”, quando interpelados pelos Marionetas.

Lili tem um plano e conta a história que a sua Avó Mindinha lhe contava. A história do Tesouro que havia na NossaAldeia e que tinha sido enterrado na Montanha do Homem.
O grupo decide ir em busca do tesouro.

O caminho é duro e cheio de pedras e obstáculos que os Marionetas lá colocaram. Já para não falar do Velho do Restelo que tenta convencê-los a desistir.

O grupo de amigos de Lili segue caminho, por vezes caindo nas tentações humanas como o egoísmo e a ganância. Mas conseguem chegar e juntos!

Os amigos percebem que têm pela frente a tarefa árdua de escavar bem fundo no coração da Montanha do Homem e, retirando as pedras-más, conseguir guardar as boas.
Juntos descobrem finalmente o Tesouro, o Tesouro Liberdade!
Estão felizes e cheios de esperança e decidem voltar à NossaAldeia, levando as Pedras boas e a Liberdade, com o sonho de construir uma GrandeAldeia melhor.

Quando chegam à NossaAldeia, Lili é presa por contar histórias e incitar o povo a pensar.

O grupo de amigos de Lili, faz uma vigília/manifestação, conquistando outros amigos, mas acabam por ser atacados pelos Marionetas e os dois grupos “lutam”. Os amigos de Lili ganham mais amigos (quase todos os habitantes) e conseguem libertá-la.

O Povo-Livre da NossaAldeia reúne, partilha o Tesouro e sonha com o futuro.
– Não vai ser fácil… Mas se fosse fácil, não era para nós!

O Velho do Restelo continua no seu lugar, desconfiado e recusando juntar-se ao grupo.
Alguém comenta:
– E ele?
– Ele?… Um dia ele junta-se a nós!

FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

Criação colectiva do grupo, com base em improvisações sobre o tema.

Coordenação artística – Susana Arrais

Produção – Catarina Aidos

Interpretação – O grupo de actores varia, conforme a próprio natureza do projecto e da Associação TIBISCO.

ENTRADA LIVRE
Entrada Livre (mediante reserva antecipada por telefone e sujeita à lotação disponível)
Reservas – 91 999 doze treze

Teatro Meridional

Rua do Açúcar, 64 Beco da Mitra – Poço do Bispo, 1950-009 Lisbo

 

Leave a Reply