CASA DA ACHADA – CENTRO MÁRIO DIONÍSIO – CHAMAMOS JOÃO MARTINS PEREIRA – LISBOA: UMA CIDADE FEITA DE PEQUENAS COISAS – LISBOA TAMBÉM É UM PORTO

28 a 30 de Abril de 2016

Quinta-feira, 28 de Abril, 18h30

Adelino Gomes, Francisco Louçã, Jean-Luc Le Douarec, João Moreira e outros amigos e conhecedores da vida e da obra de João Martins Pereira (1932-2008) lembrarão João Martins Pereira, aquele a quem a exposição «Lisboa acima, Lisboa abaixo / Lisbonne, lecture d’une ville» é dedicada.

«João Martins Pereira era um cafezinho em Benfica. Um cinzeiro. Uma mesa de fórmica. Vários cafés porque as tardes eram longas. Um olhar. E o meu olhar. Uma conversa que nunca acabará. Uma conversa que recomeçava onde a tínhamos deixado. Havemos de retomá-la um dia, tenho a certeza.
Esta exposição deve-lhe o título. “A diferença entre você e eu, disse-me ele numa dessas tardes, é esta: você lê a cidade, eu analiso-a”. Na altura não percebi se era positivo ou negativo.
A análise, aqui económica, fala do que está escondido. Revela o secreto, o incompreensível. É racional porque desvenda.
A leitura é o receptáculo da sensibilidade, do ver, do tocar. E por este caminhar, a leitura compreende, revela, organiza, também ela. João Martins Pereira e eu tínhamos um Diálogo.
Tendo cada um de nós partido de duas extremidades do porto de Lisboa, de bairros de Lisboa, avançámos, digamos, juntos. Pombal, a Baixa, a frente urbana, a dobra urbana. Lembro-me da careta que fez diante deste objecto não identificado, mas a ruga da testa desapareceu bastante depressa.
Era o meu mestre, eu o seu aluno. Um aluno evidentemente indisciplinado mas quantas vezes tive a sensação de ter diante de mim um Benjamin, um Adorno, um Marcuse. Um Martins Pereira da Escola de Frankfurt. Tinha mesmo de me revoltar.
A primeira crítica de esquerda da União Europeia que pude registar foi a dele. E se estamos onde estamos hoje é porque não o ouvimos.
Em Lisboa prefere-se honrar os jogadores de futebol e as cantoras, esquecemo-nos que as ideias vêm de algum sítio, não vêm do Espírito Santo ou do vento que passa, foram trazidas, trabalhadas, enriquecidas por homens como João Martins Pereira. Não esqueçamos esta realidade. E saudemo-lo como um pensador europeu.” Jean-Luc Le Douarec

* conversa com tradução simultânea

    Sábado, 30 de Abril, 10h

Passeio de intervenção crítica com Susana Sequeira. Encontro na Casa da Achada, às 10h.

Sábado, 30 de Abril, 16h

«Entre a cidade e o porto houve um corte, uma dobra, que permitiu ao porto e à cidade desenvolverem-se cada um para o seu lado, “ignorando-se”. Sobe-se para a cidade, não se desce para o rio, quase inacessível. Ir ao porto não é um hábito dos habitantes. Olha-se para o porto das partes altas da cidade.
Mas Lisboa é um porto. Uma longa linha portuária. Um cais que não acaba. Um cais em forma de utopia. E esta “frente urbana” é a verdadeira entrada da cidade» –  lê-se e vê-se na exposição «Lisboa acima Lisboa abaixo / Lisbonne, lecture d’une ville» . A compreender e a discutir com o autor, Jean-Luc Le Douarec, nesta conversa. A sessão terá tradução simultânea francês – português.

EM QUALQUER DIA, COM MARCAÇÃO, É POSSÍVEL CONSULTAR:

  • CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO
    Constituído pelo arquivo de Mário Dionísio e pela sua biblioteca e de Maria Letícia Clemente da Silva (mais de 6000 volumes e mais de 200 publicações periódicas).
    O catálogo pode ser consultado na internet, aqui.

QUEM QUER EXPERIMENTAR TEATRAR?

  • GRUPO DE TEATRO DA ACHADA
    Quem quer experimentar usar a voz e o corpo para dizer coisas com ou sem palavras? O grupo, com F. Pedro Oliveira, ensaia habitualmente todas as terças-feiras às 21h. É só aparecer e participar.

QUEM QUISER E PUDER PODE AJUDAR A CASA DA ACHADA:

 

 

 

 

 

 

Contactos

 

Morada Casa da Achada – Centro Mário Dionísio
Rua da Achada, 11, R/C
1100 – 004 Lisboa (ver localização)
Telefone 218 877 090
E-mail Casa da Achada
casadaachada@centromariodionisio.org
E-mail Livraria
livraria@centromariodionisio.org
E-mail Distribuição de Edições
livros@centromariodionisio.org
NIB NIB para donativos e pagamento de quotas
0036 0000 9910 5869 2830 8
Equipa de Comunicação Web

 

E-mail André Spencer e F. Pedro Oliveira

web@centromariodionisio.org

About joaompmachado

Nome completo: João Manuel Pacheco Machado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: