ASSOCIAÇÃO 25 DE ABRIL – ENCONTROS DO INSTITUTO EUROPEU – “COMO VIVER COM O SEMESTRE EUROPEU” – AMANHÃ, 24 de MAIO, às 18 horas, na FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

Associação 25 de Abril - cabeçalho

 

Car@s associad@s

Junta-se convite para Encontro que consideramos de interesse.

Cordiais saudações
Vasco Lourenço

Encontros do instituto europeu

Assunto: Novo Encontro do Instituto Europeu nos 30 anos de adesão à União Europeia

Caro(a) Amigo(a),

É com enorme prazer que voltamos a anunciar um novo Encontro do Instituto Europeu nos 30 anos de adesão à União Europeia: como viver com o Semestre Europeu?

Através de sucessivos instrumentos jurídicos e até de um Tratado intergovernamental, que se sobrepôs aos Tratados Europeus, a União Europeia criou um verdadeiro colete de forças à gestão das finanças públicas de cada Estado, minimizando os poderes de decisão orçamental dos parlamentos, clássica conquista das revoluções liberais.

Que possibilidades restam aos governos e parlamentos nacionais? Como se pode viver com estas regras sem comprometer o nosso presente e futuro?

Para discutir estas questões e analisar o semestre europeu, o Instituto Europeu convidou Paulo Trigo Pereira, professor catedrático do ISEG e deputado à Assembleia da República, e Marco Capitão Ferreira, professor auxiliar da Faculdade de Direito.

Agradecendo a sua inscrição nos encontros decorridos até agora, venho convidá-lo a estar presente e a discutir connosco este debate fundamental que certamente não quererá perder já no próximo dia 24 de maio, pelas 18:00, na Fundação Calouste Gulbenkian.

Apresento os meus melhores cumprimentos,

Eduardo Paz Ferreira

 

Instituto Europeu da Faculdade de Direito de Lisboa
Alameda da Universidade
1649-014 Lisboa
Tel.: 217933250
E-mail: institutoeuropeu@fd.ulisboa.pt
http://institutoeuropeu.eu

Horários:
2ª e 6ª: 11h30-14h / 15h-18h
3ª, 4ª e 5ª: 11h30-14h / 15h-20h30

Leave a Reply