DIREITO DE AUTOR – QUE FUTURO NA ERA DIGITAL?

livro&livros3

Livro editado pela Sociedade Portuguesa de Autores e pela editora Guerra e Paz, sobre o futuro do Direito de Autor chega ao público para reflexão e debate.

Com prefácios de José Jorge Letria e Gadi Oron e fotografia de Inácio Ludgero.

O aumento brutal da pira­taria online a que se tem assistido nos últimos anos levanta questões relevantes, agora equacionadas no livro Direito de Autor – Que futuro na Era Digital?, uma recolha única de ensaios de juristas, advogados, magistrados e figuras das indústrias culturais. Neste livro que a Guerra e Paz edita, com a apresentação e coordenação de José Jorge Letria, 16 especialistas pronunciam-se sobre o futuro da arte e da cultura numa altura em que a Era Digital levanta novas questões no que diz respeito ao direito de autor. Qual a relação entre estas realidades? Qual é o papel da justiça e como deve agir?

autor

Sinopse

Assiste-se nos últimos anos a um aumento brutal da pira­taria online, a par da destruição de empregos nas indústrias criativas e da comunicação social, enquanto os trabalha­dores culturais se vêem impedidos de cobrarem a remune­ração pelas suas criações a que legitimamente têm direito. Ao mesmo tempo, a justiça tarda em responder e a legis­lação vigente torna-se obsoleta em relação às inovações ci­bernéticas, que surgem a um ritmo estonteante. Vive-se um momento de mudança de paradigma, com as suas vítimas e vencedores, que importa estudar e compreender, para assim se poder agir e minimizar os seus efeitos perversos. O direito de autor assume, assim, uma particular relevância neste contexto.

Qual a relação entre estas realidades? Qual o futuro da arte e da cultura? Qual é o papel da justiça e como deve agir? Neste volume, recolhem-se ensaios de juristas, advo­gados, magistrados e figuras das indústrias culturais, procu­rando responder a estas questões.

Autores

Alexandre Dias Pereira/Carlos Miguel Madureira/Filipa Iglésias/Francisco Pinto Balsemão/João Palmeiro/Leonor Chastre/Manuel Lopes Rocha/Maria Vitória Rocha/Nuno Gonçalves/Patrícia Akester/Pedro Velasco Martins/Pedro Verdelho/Vanda Guerra/Vitor Castro Rosa/Manuel Oehen Mendes

Título: Direito de Autor 
N.º de Páginas: 160
PVP: 13,00 €
Género:  Não Ficção/Ensaio
Guerra e Paz Editores

Leave a Reply