No Centro Cultural de Belém dia 24 de Junho 2016 às 19:00 | Les Belles Dances | Uma iniciativa da Embaixada do Luxemburgo

No CCB – Sala Luís de Freitas Branco – dia 24 de Junho às 19:00

Les Belles Dances

Uma iniciativa da Embaixada do Luxemburgo

CCB

Programa

1ª parte

J.P.Rameau(1683-1764)  L’entretien des muses
M.Spiridigliozzi(1969) Valse pour un réfugié    
F. Kreisler(1875-1962) Liebesleid     
A. Verchuren (1920-2013) Style Musette      
R. Galliano(1950) Valse à Margaux 
J.S.Bach(1685-1750) Chiaccona     

2ª parte

B.Powell(1937-2000) Berimbau   
A.Corelli(1653-1713) La Follia      
A.Piazzolla(1921-1992) História do Tango       
Café 1930
Nightclub 1960
Adios Nonino
 Vuelvo al Sur
 Libertango

Músicos
Maurizio Spiridigliozzi acordeonista
Sérgio Tordini guitarra
Vania Lecuit violinista

Les Belles dances
Um concerto de música clássica com obras joviais e festivas, valsas, tangos clássicos e contemporâneos, contrastando com as obras-primas do período barroco, este último profundamente marcado pela influência da música popular.

Maurizio Spiridigliozzi, é um compositor e acordeonista luxemburguês de origem italiana.
Após os estudos superiores na Universidade de Folkwang, na Alemanha, onde frequentou as aulas do Professor Mie Miki e Maurizio Spiridigliozzi, começou a lecionar acordeão no Conservatório de Música no Luxemburgo. No período em que estudou em Folkwang frequentou as aulas de Nikolaus A. Huber, de Karlheinz Stockhausen e de Gerhard Stäbler. Concluiu ainda o curso de composição com Alexandre Müllenbach e Claude Lenners.
Colaborou, com recitais a solo, e compôs algumas obras a pedido nomeadamente da LGNM e dos Festivais de música contemporânea, como o Die Musik im 20, o Jahrhundert em Saarbrücken, o Internationale Akkordeonwoche em Bienne, o Congrès mondiale du saxophone em Montreal, o World Music Days 2000 no Luxemburgo e em Hanôver e os projetos europeus Erasmus e Sokrates. Como intérprete e compositor, deu concertos em Roterdão, Essen, Londres, Berlim, Helsínquia, Viena, Metz, Bruxelas, Pequin, Shengdu e Hong Kong.

Sérgio Tordini, filho de um músico, tem dedicado a sua vida a esta arte.
Após os estudos clássicos no Conservatório do Luxemburgo e no Conservatório Royal em Bruxelas, começou a lecionar no Conservatório no Luxemburgo onde dá aulas de guitarra clássica e de música de câmara.
Muito ativo no mundo musical, Sérgio Tordini já gravou nove discos a solo, em dueto de guitarras, com o quinteto instrumental de tango argentino LA BOCA e com o TRIO FALA BRASIL.
A sonoridade suave que emana da sua guitarra transporta-nos para um mundo puro e romântico.

Vania Lecuit, violinista, concertista e pedagoga, viveu as suas primeiras emoções musicais no Conservatório do Luxemburgo. Desde muito nova que participa com sucesso nos concursos internacionais para a Juventude (Ufam, Bellan, Nerini).
Após terminar o liceu, continuou os estudos musicais no Conservatório de Bruxelas onde obteve os diplomas superiores de violino e de música de câmara com distinção.
Entre 1992 e 1995 foi bolseira na Capela Musical Rainha Elisabeth (Bélgica), onde se aperfeiçoou sob a direção do célebre violonista húngaro André Gertler. Em 1995 obtém o diploma com “virtuosismo e grande distinção”.
Desde 1995 que Vania Lecuit é professora de violão no Conservatório do Luxemburgo.
Laureada em vários concursos internacionais, apresenta-se como solista ou com orquestra em várias formações de música de câmara por toda a Europa
Interessa-se pela interpretação da música contemporânea e foi uma das revelações da imprensa internacional no World Music Days 2000.

Entrada Gratuita (os ingressos devem ser levantados no próprio dia, na bilheteira do CCB, a partir das 14h30)

M/6

Duração aproximada : 02h00 com intervalo

 

Leave a Reply