EDITORIAL – AS IMPARIDADES DO SENHOR SCHÄUBLE

logo editorial

O senhor Wolfgang Schäuble voltou a dar uma entrevista. Diz que se a Comissão Europeia, que agora tem “só” 27 países sob a sua alçada (enfim, uns mais, outros menos, uns tantos “parce que…” e o senhor Schäuble por cima, claro) não resolver rapidamente os problemas principais, devem ser tomadas decisões intergovernamentais, mesmo que nessas decisões não sejam envolvidos todos os Estados membros da União Europeia. Por favor, cliquem no primeiro link abaixo e leiam. O ilustre ministro da finanças alemão não quer tirar poderes a Bruxelas. Quer sim, se a Comissão Europeia não fizer cumprir os seus “diktats” (os dele, claro), substitui-la por um governo europeu (?) escolhido por ele. Entretanto, diz-nos o Diário de Notícias que, para ele, problemas centrais são os refugiados e o desemprego juvenil.

Entretanto George Soros, o grande financeiro, terá adquirido uma posição no Deutsche Bank, possivelmente a tirar partido da quebra generalizada nas bolsas a seguir ao Brexit. Mas essa aquisição não estará a ser vista como propriamente benéfica para aquele banco, nem para os seus clientes, ao que parece. As acções adquiridas por Soros valerão cerca de meio por cento do valor em bolsa do banco, e funcionarão mais como uma pressão sobre o banco, muito sobrecarregado com crédito malparado, e disposto a apertar com os clientes, a fazer despedimentos de funcionários, etc. De onde resultará grande parte do pânico do senhor Schäuble. Umas chicotadas, desculpem, sanções, sobre países mais pequenos vinham a calhar para lançar nevoeiro sobre este cenário. Ao fim e ao cabo, a banca alemã não é assim tão invulnerável. Parece que agora a mão invisível lhe está a bater á porta. Ah, e temos a ex-ministra Maria Luís Albuquerque a dizer-nos que se fosse ela a ministra as sanções nem se colocavam. Que as contas eram do ano passado, mas o problema é deste ano. Pois…

Propomos que cliquem nos links abaixo (o segundo é diferente mas esperamos que gostem):

 

http://www.dn.pt/dinheiro/interior/a-ameaca-deschaeuble-se-nao-houver-solucao-a-27tem-de-se-comecar-com-poucos-5263696.html

http://www.dn.pt/opiniao/opiniao-dn/ferreira-fernandes/interior/o-alemao-que-falhou-e-redimiu-se-5263215.html

http://www.independent.co.uk/news/business/news/soros-bet-on-deutsche-bank-shares-falling-during-brexit-a7108601.html

https://www.thestreet.com/story/13624490/2/deutsche-bank-slips-again-after-soros-maneuver.html

http://www.bloomberg.com/news/articles/2016-06-28/soros-wagered-deutsche-bank-would-drop-in-brexit-turmoil

http://dinheirodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=237668

https://www.publico.pt/politica/noticia/maria-luis-se-eu-fosse-ministra-as-sancoes-nao-se-colocavam-1737079

1 Comment

Leave a Reply