33.º FESTIVAL DE ALMADA – MAGUY MARIN: CONSAGRAÇÃO PASSA PELO FESTIVAL DE ALMADA – COREOGRAFIA “MAY B”, AMANHÃ, QUARTA-FEIRA, 6 de MAIO, às 22 horas, na ESCOLA D. ANTÓNIO DA COSTA, em ALMADA.

Tarjeta

 

May B
May B, coreografia de Maguy Marin, dia 6, às 22h, no Palco Grande da Escola D. António da Costa, em Almada

 

Maguy Marin, a reputada coreógrafa francesa precursora da dança-teatro, comemora este ano os 40 anos de carreira: foi “madrinha” do Festival de Dijon-Bourgogne e recebeu o Leão de Ouro da Bienal de Veneza. Marin traz a Almada um espectáculo mítico: May B, estreado em 1981 e em digressão desde essa data, com mais de 600 apresentações em 50 países, nos cinco continentes. Em Portugal, May B fez furor nos Encontros Acarte 92, e para a geração de coreógrafos e bailarinos nascidos depois de 1980 tornou-se numa referência à qual só se acedia a excertos disponíveis na internet ou de uma viagem aonde o espectáculo fazia digressão – até hoje.

May B inspira-se no universo de Samuel Beckett, que, segundo conta a coreógrafa, não chegou a assistir ao espectáculo mas aprovou a sua utilização: “Foi preciso ter lata para naquela altura, sendo uma debutante, me ter atrevido a abordar o universo de Beckett. Mas tratava-se de uma afinidade – e consegui encontrar forças dentro de mim mesma para fazê-lo”.

Filha de refugiados da guerra civil espanhola, Maguy Marin, nasceu em Toulouse há 65 anos, é particularmente sensível ao tema dos refugiados que procuram a todo o custo, diariamente, chegar à Europa: “Não entendo a diferença que se faz entre refugiados políticos e migrantes económicos. Aqueles que partem porque não têm meios de subsistência fazem-no porque existe uma politica que lhes torna a vida impossível. Do que é que temos medo, quando nos recusamos a abrir as portas?”. Na sua companhia, Maguy considera essencial a presença de bailarinos que não sejam franceses: “Os estrangeiros contam outra história”.

Uma história que nos será contada pelos dez clochards inspirados no Godot – dez figuras entre Bosch e Bruegel – amanhã à noite no Palco Grande da Escola D. Antónia da Costa.

 

MAY B | ESCOLA D. ANTÓNIO DA COSTA | M/12

6 JUL | QUA às 22H
PREÇO: 15€ (Assinantes: entrada livre)

INFORMAÇÕES: +351 212 739 360

 

 

Miguel Martins

Comunicação

+351 21 273 93 60 | +351 91 540 70 94
imprensa@ctalmada.pt | www.ctalmada.pt

Tarjeta

Leave a Reply