ALENTEJO, AS FALAS QUE BAILAM – CADERNO DE DANÇAS DO ALENTEJO JÁ VAI EM 100.000 DOWNLOADS

livro&livros4

O livro “Caderno de Danças do Alentejo” da autoria de Lia Marchi, Domingos Morais e Celina Piedade ultrapassou os 100 mil downloads no site do Memoriamedia.

 A vocação do projecto Arquivo das Danças do Alentejo é comunicar e criar pontes, laços entre os saberes e as pessoas. O olhar que se pretende é sensível à poesia no outro, à humanidade que existe no gesto da arte popular e também ao papel estruturante que as práticas tradicionais têm no indivíduo e na comunidade.

Neste projecto, fizemos parceria com uma equipa de colaboradores vindos de outras entidades – o IELT, Instituto de Estudos de Literatura Tradicional, e a Olaria Projetos de Arte e Educação –, no intuito de gerar os melhores frutos para o diálogo e a prática sobre o repertório de danças do Alentejo.

livro_caderno_de_dancas_do_alentejo_capa_internet

O Caderno de Danças do Alentejo, Vol.01 é a primeira publicação do projeto, editada em Outubro de 2010, coordenada por Domingos Morais (IELT – Instituto de Estudos de Literatura Tradicional da Universidade Nova de Lisboa) e Lia Marchi (Olaria Projetos de Arte e Educação).

Nesta página encontram-se listados os endereços com registos audiovisuais das danças descritas no Caderno, nos capítulos Bailes cantados e Valsas mandadas.

Os videogramas possibilitam ao leitor uma visualização da execução das danças e estão divididos em duas categorias:

Registos de consulta – filmes realizados no ano de 2010 no âmbito do Projeto Arquivo das Danças do Alentejo.

Outras fontes – filmes publicados na Internet por vários autores que permitiram a utilização dos mesmos para exemplificar as peças destes repertórios.

transferi

Baile de aniversário, Centro de Dia de Melides, 2010

No intuito de facilitar a consulta, as danças referidas no Caderno de Danças do Alentejo Vol. 01 estão organizados pela ordem em que aparecem na obra com indicação da página respectiva.

Esta obra está legalmente protegida no que concerne à sua propriedade em termos de direitos de autor e editoriais. A reprodução parcial do seu conteúdo – exclusivamente para finalidades educacionais e culturais – é permitida desde que citada a fonte. © Textos: Lia Marchi, Domingos Morais, Celina da Piedade, 2010 © Fotos: Lia Marchi, António Passaporte – Arquivo Fotográfico da Câmara Municipal de Évora, 2010 Todos os direitos reservados, conforme a legislação portuguesa de direitos de autor e acordos internacionais pertinentes, para Lia Marchi, Domingos Morais, Celina da Piedade Outubro de 2010 ISBN 978-989-96896-0-2 Depósito legal: 318020/10 Impresso em Portugal Printed in Portugal

Aqui pode fazer o download do livro em português e inglês:http://memoriamedia.net/index.php/cadernosdancasdoalentejo

 

Leave a Reply