SOCIEDADE PORTUGUESA DE AUTORES ASSOCIA-SE A CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE MÁRIO DIONÍSIO

 

livrolivros22

SPA assinala e celebra centenário do escritor e pintor Mário Dionísio

 A SPA assinala e celebra por estes dias a passagem do centenário do nascimento, a 16 de Julho, do poeta, ensaísta, crítico, pintor e professor Mário Dionísioassociado da cooperativa desde 27 de Novembro de 1978 e uma das mais destacadas figuras da vida cultural portuguesa no século XX.

Mário Dionísio, falecido em 17 de Novembro de 1993, tem agora a sua poesia completa editada pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda.

MarioDionisio_oMeuGalopeEemFrente_diaMundialPoesia2016

A Casa da Achada-Centro Mário Dionísio está assinalar a passagem do centenário com uma programação dedicada à sua importante obra literária e pictórica.

Licenciado em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Mário Dionísio foi, depois do 25 de Abril, destacado professor daquela faculdade.

Colaborou regularmente no “Diário de Lisboa“, na “Vértice” , na “Seara Nova” e na “Gazeta Musical e de Todas as Artes“, tendo prefaciado importantes obras de Manuel da FonsecaCarlos de OliveiraJosé Cardoso Pires e Alves Redol, entre outros. Foi um dos principais impulsionadores das Exposições Gerais de Artes Plásticas e da II Exposição de Artes Plásticas da Fundação Gulbenkian.

O essencial do seu pensamento teórico sobre artes plásticas está contido nos vários volumes de “A Paleta e o Mundo”, obra essencial de uma vida e de referência para várias gerações, que deverá ser reeditada em breve.

Usando vários pseudónimos, Mário Dionísio criou a sua obra pictórica, tendo realizado a sua primeira exposição individual em 1989.

Da sua obra literária destacam-se títulos como “O Dia Cinzento”, “A Morte é Para os Outros” e “Não Há Morte nem Princípio” e ainda “Memória de um Pintor Desconhecido”. O seu espólio encontra-se depositado na Casa da Achada , criada em Setembro de 2009.

Como crítico, ensaísta e pintor, Mário Dionísio foi uma das personalidades mais marcantes da vida cultural e artística portuguesa durante várias décadas.

Em Outubro decorrerá em Lisboa, na Faculdade de Letras, o Congresso Mário Dionísio, iniciativa que a SPA, desde já, aplaude.

Lisboa, 18 de Julho de 2016

 

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: