FARO1540 – 5.º FARCUME – FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS METRAGENS DE FARO – 24 a 27 de AGOSTO – na ESCOLA de TURISMO e HOTELARIA do ALGARVE – Largo de SÃO FRANCISCO, FARO.

header_1540_site

Logo_Farcume2015-300x197

13920377_986664668116970_1248234043894818389_o

O FARCUME está de volta e vai decorrer de 24 a 27 de Agosto, nas instalações da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, comemorando este ano 5 anos de existência. Por isso a FARO 1540 – Associação de Defesa e Promoção do Património Ambiental e Cultural de Faro, enquanto entidade responsável pela organização do Festival Internacional de Curtas-Metragens de Faro, pretende que esta seja uma edição especial.

Para isso, o FARCUME conta com a edição mais internacional de sempre, estando representados filmes de quase 50 países oriundos dos quatro cantos do mundo entre os quais se destacam, para além da forte representação europeia, países como o Qatar, Japão, Kurdistão, Austrália, Dubai (EAU), África do Sul, Irão, Iraque, Kuwait, Angola, Líbano, Brasil, Perú, Colômbia, Uruguai, México, EUA, Índia, China, Nepal, Taiwan e Canadá.

Serão exibidas mais de 25 horas de cinema, nos 4 dias de festival, pelas categorias Ficção, Animação, Documentário, Videoclip e Cinema do Mundo. Ao todo foram selecionadas para exibição cerca de 200 curtas-metragens (45 portuguesas), sendo muitas delas estreias nacionais e internacionais e outras já exibidas em reputados festivais de cinema espalhados por todo o mundo como o Festival de Cannes, Veneza, ou Berlim.

De referir que o Festival Internacional de Curtas-Metragens de Faro foi reconhecido pelo júri do EFFE – Europe For Festivals, Festivals For Europe para receber o selo EFFE 2015-2016.

O FARCUME passa assim a fazer parte dos festivais de 31 países que pertencem à primeira geração de galardoados com o selo EFFE 2015-2016. Este selo visa reconhecer festivais que estão profundamente empenhados com as artes, as comunidades onde se integram e os valores europeus. Acima de tudo a EFFE reconhece a excelência destes festivais na Europa, que se afirmam pela sua qualidade artística e têm um impacto significativo a nível local, nacional e internacional, segundo palavras de Vicent Baulriller, chairmain do Júri internacional do EFFE, director do “Lausanne’s Theatre” e antigo director do “Festival d’Avignon”.

Os ingressos para os 4 dias de festival podem ser adquiridos na página electrónica do evento em <www.farcume.com>, na plataforma Bilheteiraonline.pt, nas estações dos CTT, na Worten e na Fnac. Os bilhetes diários serão adquiridos no recinto no próprio dia.

Para mais informações, os interessados podem consultar a página electrónica do festival no Facebook ou em http://www.farcume.com

________

Ver mais em:

http://www.faro1540.org/

https://www.facebook.com/farcume/

 

Leave a Reply