
Joana Amendoeira estreia-se no Teatro Municipal Joaquim Benite dia 17, Sábado, às 21h30.
A fadista residente da conhecida casa de fado O Senhor Vinho vem a Almada apresentar o seu mais recente álbum, Muito depois. Promete um concerto intimista com os 16 temas do álbum, onde se destaca o tema Lisboa de madrugada, que deu origem a um single, o poema de amor Com penas de ternura e O avesso do destino, que Tiago Torres da Silva escreveu no dia que perdeu os pais. A fadista revisita também antigos êxitos, num concerto que a traz pela primeira vez à sala Principal do TMJB.
Muito depois sucede a Sétimo fado, álbum lançado em 2010, e surge como um álbum de reflexão e celebração, coincidindo com a gestação e o nascimento do primeiro filho de Joana Amendoeira. A fadista reconhece que este disco “celebra o sentido da Vida nos seus caminhos mais luminosos, como o amor, a amizade e a maternidade, passando igualmente pelos mais sombrios, como a desilusão, a perda, a solidão e a saudade”.Joana Amendoeira acrescenta que, embora o seu fado mantivesse a luminosidade habitual, chega agora “a outros pontos do coração”. Para tanto rodeou-se de compositores e letristas como Tiago Torres da Silva, Joaquim Pessoa, José Niza, Vasco Graça Moura, Natália Correia, Manuel Alberto Valente, Maria Manuela Cid e Amélia Muge.A acompanhar Joana Amendoeira em Almada estará o seu núcleo de instrumentistas, constituído pelo seu irmão Pedro Amendoeira na guitarra portuguesa, por Rogério Ferreira na viola de fado e por António Quintino no contrabaixo, com uma linguagem mais próxima do jazz.
FICHA ARTÍSTICA
IntérpreteJoana AmendoeiraMúsicosPedro Amendoeira (guitarra portuguesa)Rogério Ferreira (viola de fado)António Quintino (contrabaixo)ProduçãoTiago Torres da Silva
ArranjosPedro AmendoeiraRogério FerreiraAntónio Quintino
TMJB | SALA PRINCIPAL | M/12
|