EDITORIAL – COMO SOPRAM OS VENTOS NO REINO AO LADO

logo editorial

Hoje, aqui ao lado, no reino espanhol, completam-se 300 dias que o governo de Mariano Rajoy está em gestão, com implicações, por exemplo, na sua capacidade de iniciativa legislativa. Caso não consiga a aprovação do seu programa pelo parlamento até ao fim do mês, haverá lugar á marcação de novas eleições, a realizar em Dezembro. Verificando-se essa hipótese, os 300 dias em gestão passarão a 400. Os trabalhos para o orçamento de 2017 serão obviamente prejudicados, com as implicações previsíveis.

No PSOE o grande debate é sobre se os seus representantes no congresso devem permitir a entrada em funções em pleno de um novo governo de Rajoy, abstendo-se ou, pelo contrário, votar contra. A demissão de Pedro Sánchez significou, ao que tudo indica, a renúncia do partido a formar governo, o que poderia conseguir, formando pontes com os partidos de esquerda e independentistas. Permiti-nos formular um juízo: deste modo o PSOE poderá ter hipotecado seriamente o seu futuro na vida política do reino espanhol. Entretanto o facto de o PP continuar a insistir na liderança de Rajoy também não favorece as suas pretensões. Mesmo entre Ciudadanos, a formação com representação no congresso que lhe está mais próxima politicamente, há quem tenha fortes reservas sobre o papel que o líder popular desempenhou, por exemplo, no caso Gürtel, cujo julgamento começou no início do presente mês.

Os grandes partidos que têm dominado a vida política no reino espanhol têm sobrevivido à custa das suas fortes clientelas. O futuro parece difícil, com graves implicações. A questão das autonomias das várias nações sob a coroa dos Bourbon requer ser encarada de frente, com coragem e um elevado espírito democrático. Claro que a integração na União Europeia em nada ajudou a avançar numa questão tão premente e tão complexa. Nem ajudou a resolver os problemas sociais e económicos, pelo contrário. São cada vez mais necessárias novas visões, para se ultrapassar definitivamente as feridas do passado.

Propomos que cliquem nos links seguintes:

 

http://www.publico.es/politica/rajoy-cumple-300-dias-funciones.html

http://politica.elpais.com/politica/2016/10/14/actualidad/1476467795_553376.html

http://politica.elpais.com/politica/2016/09/30/actualidad/1475249800_197281.html

http://politica.elpais.com/politica/2016/09/30/actualidad/1475249800_197281.html

 

Leave a Reply