Em meados do século XVIII, Lisboa, não sendo já tão próspera quanto o fora em finais do século XV, era uma cidade de grande importância e, para os padrões da época, com equipamentos urbanos valiosos, templos, palácios, bibliotecas… Subitamente, no dia 1 de Novembro de 1755, cerca das 9,30, a terra tremeu e um pavoroso terramoto destruiu grande parte da cidade.
As igrejas estavam pejadas de fiéis, pois era o Dia de todos os Santos. Seguiu-se um tsunami que provocou milhares de mortes e Seguiu-se um tsunami que provocou milhares de mortes e nas ruínas irrompeu um incêndio devastador… O cálculo do número de vítimas varia de fonte para fonte. Fala-se em cem mil mortos, o que corresponderia a quase metade da população total da cidade.
Houvera já um grande sismo em 1531, causador de trinta mil mortes, mas, incidindo sobre uma zona mais pobre não provocara um impacto tão forte .destruiu sobretudo casas de pobres no local onde hoje se ergue o Bairro Alto – as ruas traçadas em quadrícula tornaram aquele bairro num dos mais bem concebidos da Europa. Felizmente, o terramoto de 1755, poupou-o.
Lamentavelmente, não possuímos uma indústria cinematográfica à altura de elaborar uma reconstituição histórica deste trágico acontecimento, que teve repercussões em toda a Europa. Sugere-se a leitura dos artigos, já publicados em A Viagem dos Argonautas, sobre este tema. Para tal basta clicar nos links abaixo.
ALGUMAS NOTAS SOBRE O TERRAMOTO DE 1755 – por CARLOS LOURES.
