CASA DA ACHADA – CENTRO MÁRIO DIONÍSIO – ENTRE OUTRAS COISAS, SER ESCRITOR – OFICINA: MEMÓRIA DUM EU DESCONHECIDO – A PALETA E O MUNDO – CINEMA: LETTERE APERTA A UN GIORNALE DELLA SERA

5-a-7-de-novembro-de-2016

Sábado, 5 de Novembro, 16h

Mário Dionísio foi, entre muitas coisas, escritor. Essa é, provavelmente, a sua faceta mais conhecida. Nesta conversa queremos perguntar o que é isso de escrever para além do trabalho e outras actividades, queremos saber o que vem primeiro, se se escreve sobre a vida que se tem ou se é sobre outras coisas.

Convidámos duas pessoas que, entre outras coisas, também escrevem: António Carlos Cortez e Miguel Castro Caldas.

«Nunca consegui convencer deste prazer [o ensino] e sobretudo da sua utilidade os escritores meus amigos. Eles viam na maneira absorvente como ao ensino me entregava a mais indesculpável das infidelida­des. Que assim não podia ser. Que eu não nascera “para aquilo”. Nascera “para mais”, pensavam eles. E enchia-me de tristeza que não pudessem perceber. O Ferreira de Castro, por exemplo, quan­do, no Verão, estando ele em Sintra e eu em Galamares, nos encontrávamos com bastante frequên­cia: “Cuidado! Não deixe passar a idade. O tempo voa…” Mas os “piores” eram o Carlos de Oliveira, o José Gomes Ferreira, o Cochofel. Porque com estes estava eu todos os dias, tinha-os ali à perna. O Carlos —olha quem! — nem pensar em desar­mar. “Então agora são só pedagogias?” Irónico, implacável. E logo sério, com a amizade do costu­me: “Mas não tem escrito nada? Mesmo nada?” Como se o mundo fosse acabar por isso. Já publicara aliás grande número dos meus livros. E mentia para mudar de assunto. Mas não mentia muito. Na verdade, escrever era o meu vício. Andava às voltas, havia perto de três anos, com o Não há Morte nem Princípio, cujo original ele, a seu tempo, leria com o empenho que só os amigos sabem o que é. Com o mesmo com que eu lia os dele, cheios ainda de emendas, papelinhos colados, a in­satisfação em carne viva.» Mário Dionísio, Autobiografia (1987)

Domingo, 6 de Novembro, 15h30

Nas oficinas de Novembro, convidamos miúdos e graúdos a fazer uma viagem autobiográfica através de conversas, observação, jogos, desenhos, escritas e outras bricolagens.

Depois da acção, reacção, contemplação e passeios das primeiras 3 sessões, acabaremos em beleza no 4.º domingo a construir uma «capsula do tempo»; porque, em qualquer idade, o «eu» tem memória de si.

6 de Novembro:
Anatomia I – corpo com Mariana Vieira e Marta Raposo

13 de Novembro:
Anatomia II – mente com Mariana Vieira e Marta Raposo

20 de Novembro:
A minha memória e eu com Filomena Marona Beja

27 de Novembro:
Construir uma cápsula do tempo com Irene van Es e Lena Bragança Gil

Para todos a partir dos 6 anos. Número máximo de participantes: 10.

  Segunda-feira, 7 de Novembro, 18h30

Continua a leitura comentada, com projecção de imagens, de A Paleta e o Mundo de Mário Dionísio. Vamos na 4ª parte, «Durante as grandes tempestades». Cláudia Oliveira e João Tito Basto continuam a leitura do 4.º capítulo, «Analisar, reconstruir».

ATENÇÃO, estamos a fazer uma campanha de angariação de fundos para a reedição de A Paleta e o Mundo. Vejam aqui como contribuir.

Segunda-feira, 7 de Novembro, 21h30

No ciclo de cinema «Correspondências», projectamos o filme Lettere aperta a un giornale della sera (1970, 116’) de Francesco Maselli, apresentado por Eupremio Scarpa.

Neste ciclo de cinema, optámos por seguir o tema da exposição que inaugurámos a 1 de Outubro, onde mostramos uma parte importante da correspondência de Mário Dionísio. Por isso, escolhemos filmes com carteiros, cartas, postais e trocas de ideias à distância, escritas em papel.

A entrada é livre, todos os filmes em língua estrangeira são legendados, há sempre uma apresentação e espaço para uma conversa.

NO NOSSO HORÁRIO DE ABERTURA* HÁ:

  • EXPOSIÇÃO: MÁRIO DIONÍSIO – CORRESPONDÊNCIAS
    Até 17 de Abril de 2017
  • BIBLIOTECA E MEDIATECA DA ACHADA
    A Biblioteca Pública da Achada tem secções de Literatura, Arte, Cinema, Teatro, História, Ciência, Literatura Infanto-Juvenil, etc… Pode-se ler no local ou requisitar livros.
    Na Mediateca estão disponíveis os filmes que temos vindo a projectar nos nossos ciclos de cinema.
    O catálogo da Biblioteca e Mediateca está disponível na internet, aqui.

    * 2ª, 5ª e 6ª feiras, das 15h às 20h
    sábados e domingos, das 11h às 18h

EM QUALQUER DIA, COM MARCAÇÃO, É POSSÍVEL CONSULTAR:

  • CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO
    Constituído pelo arquivo de Mário Dionísio e pela sua biblioteca e de Maria Letícia Clemente da Silva (mais de 6000 volumes e mais de 200 publicações periódicas).
    O catálogo pode ser consultado na internet, aqui.

EXPOSIÇÕES DE MÁRIO DIONÍSIO FORA DA CASA DA ACHADA:

  • PASSAGEIRO CLANDESTINO – MÁRIO DIONÍSIO 100 ANOS
    Museu do Neo-Realismo, Vila Franca de Xira
    Até 26 de Fevereiro de 2017
    «No próximo dia 14 de maio inaugura no Museu do Neo-Realismo a Exposição comemorativa do centenário de nascimento de Mário Dionísio, “Passageiro Clandestino Mário Dionísio 100 Anos”.
    A exposição, que tem curadoria de António Pedro Pita,  pretende homenagear o poeta, artista e pensador, focando-se, sobretudo, na documentação e interpretação da intervenção de Mário Dionísio enquanto  teórico do neorrealismo, o mais relevante desta corrente e um dos mais importantes teóricos da arte do século XX.»
    Palestra: Sábado, 8 de Outubro, às 16h, «Conflito e unidade da arte contemporânea» com Delfim Sardo.

QUEM QUER EXPERIMENTAR TEATRAR?

  • GRUPO DE TEATRO DA ACHADA
    Quem quer experimentar usar a voz e o corpo para dizer coisas com ou sem palavras? O grupo, com F. Pedro Oliveira, ensaia habitualmente todas as terças-feiras às 21h. É só aparecer e participar.

QUEM QUISER E PUDER PODE AJUDAR A CASA DA ACHADA:

 

 

 

correspondencias

 

 

 

 

CONTACTOS

Morada Casa da Achada – Centro Mário Dionísio
Rua da Achada, 11, R/C
1100 – 004 Lisboa (ver localização)
Telefone 218 877 090
E-mail Casa da Achada
casadaachada@centromariodionisio.org
E-mail Livraria
livraria@centromariodionisio.org
E-mail Distribuição de Edições
livros@centromariodionisio.org
NIB NIB para donativos e pagamento de quotas
0036 0000 9910 5869 2830 8

Equipa de Comunicação Web

 

E-mail

André Spencer e F. Pedro Oliveira

web@centromariodionisio.org

 

About joaompmachado

Nome completo: João Manuel Pacheco Machado

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: